Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8425
Título: Sistema de detecção e mapeamento de níveis de ruído sonoro
Título(s) alternativo(s): System for detecting and mapping noise levels
Autor(es): Costa, Thalita Munique
Orientador(es): Fonseca, Keiko Verônica Ono
Palavras-chave: Poluição sonora
Software - Desenvolvimento
Som - Medição
Controle de poluição - Equipamento e acessórios
Ruído urbano
Noise pollution
Computer software - Development
Sound - Measurement
Pollution control equipment
City noise
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Thalita. Sistema de detecção e mapeamento de níveis de ruído sonoro. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A poluição sonora é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelas cidades inteligentes, as smart cities. Este trabalho busca uma solução para o mapeamento de dados sonoros que possa auxiliar no direcionamento de esforços e recursos, humanos e financeiros, para abordar o problema da poluição sonora e aprimorar as relações dos seres humanos com a o espaço urbano. O projeto de engenharia aqui executado consiste em integração de software online aliado a um hardware (móvel ou fixo) e de baixo custo para medir o nível sonoro em diversos pontos de uma cidade e permitir o acesso à base dos dados coletados por aplicações voltadas para aumentar a inteligência da cidade. Uma prova de conceito de um sistema foi desenvolvido e resultados apresentados para aplicações de agregação e visualização de dados na forma de mapas de calor.
Abstract: Noise pollution is one of the greatest problems to be solved by smart cities. This paper seeks for a solution on how to map sound data, and how to use it to help delegate effort and resources, either human or material, in order to solve the noise pollution problem. This engineering project consists in an on-line software and a small, low cost (either mobile or static) hardware that acquires sound data in a vast number of points throughout the city. All sorts of technologies used try to discuss their measurement efficiency, as to elucidate their use from beginning to end, validating the initial requisites to be a low cost, open source project, on which people and urban environment could enrich their relations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8425
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAELN_2018_1_07.pdf5,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.