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Título: Desenvolvimento de um controle para um motor CC de imã permanente com frenagem regenerativa utilizando um conversor CC-CC bidirecional
Título(s) alternativo(s): Development of a control for a permanent magnet DC motor with regenerative breaking utilizing a DC-DC bidirectional converter
Autor(es): Kolbe, Fábio
Garcia, Lucas Tachini
Souza, Thiago Toledo Nogueira de Castro
Orientador(es): Badin, Alceu André
Palavras-chave: Conversores de corrente elétrica
Bicicletas
Motores elétricos de corrente contínua
Controladores PID
Automação
Electric current converters
Bicycles
Electric motors, Direct current
PID controllers
Automation
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOLBE, Fábio; GARCIA, Lucas Tachini; SOUZA, Thiago Toledo Nogueira de Castro. Desenvolvimento de um controle para um motor CC de imã permanente com frenagem regenerativa utilizando um conversor CC-CC bidirecional. 2017. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O trabalho apresentado possui como foco o desenvolvimento de um controle em malha fechada que regule indiretamente a velocidade de um motor CC de ímã permanente para uma bicicleta elétrica, mantendo-a constante até o momento em que o usuário requisite um novo valor, independente das variações externas causadas no sistema. O motor de 350 W de potência é alimentado por uma fonte CC conectada a um conversor CC-CC do tipo Cuk bidirecional, projetado para trabalhar com rendimento de 90%, sendo controlado por um PID digital desenvolvido através do dispositivo TIVA TM4C123G da Texas Instruments. O fluxo de corrente pode se dar tanto no sentido normal, fonte-motor, como também no sentido inverso, motor-fonte, na qual o motor passa a se comportar como gerador, caracterizando-se a regeneração do sistema. O sistema controle-conversor foi desenvolvido em uma placa de circuito impresso, assim como circuitos de aquisição e isolação. Ensaios de rendimento e regeneração estão detalhados e algumas ideias são disponibilizadas para implementação em trabalhos futuros.
Abstract: The following work has a focus on developing a closed loop control that indirectly regulates the speed of a permanent magnet DC motor for an electric bicycle, maintaining it constant until the user directly requires a new value, besides of any external variations that may be applied to the system. The 350 W motor is powered using a DC source that is connected to a bidirectional DC-DC Cuk converter, developed to work with 90% efficiency, while being controlled by a ´ digital PID controller coded from the Texas Instruments microcontroller TIVA TM4C123G device. The current flows directly from source to motor as from motor to source, which is when the motor starts acting as a generator, characterized as the system’s regeneration. The control-converter system was developed on a printed circuit board, as well as the acquisition and isolation circuits. Efficiency and regeneration tests are detailed and some ideas are made available for implementation in future work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8233
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