Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Thasiana Maria Kukolj da-
dc.date.accessioned2014-04-15T21:31:45Z-
dc.date.available2014-04-15T21:31:45Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.citationLUZ, Thasiana Maria Kukolj da. O plano de desenvolvimento institucional (PDI) como instrumento de gestão e aplicação de políticas públicas: um estudo em instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. 2014. 232 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/790-
dc.description.abstractAn Institutional Development Plan (IDP) is a document containing the essential part of strategic planning for institutions of higher education (IHE). An IDP must take in consideration public policies, institutional needs and society demands. Its basic structure is established by Decree 5.773/2006 and it guides the development of institutional planning and institutional and courses evaluation, as well as sets a north for the IHE. In order to assure its legitimacy, an IDP must rely on community involvement in all its phases, which can enhance social control, transparency and accountability to society. Community commitment grows when people engage in the process, making it easier to implement what is planned. This paper is aimed at analyzing the methodology employed in IHEs in the state of Paraná – Brazil for developing, implementing, supervising and evaluating an IDP, through applied and exploratory research. Multiple sources of evidence were used for data collection, such as documents, questionnaires, interviews and technical reports. Results show that improving academic community participation is still necessary, despite all the efforts made by sectors in charge. In addition to documentary analysis, questionnaires filled in by council members and interviews with those responsible for the IDP in IHEs led to the conclusion that it is necessary to strengthen and bring IDP closer to the academic community so that it can effectively bring the expected results. The study made it possible to understand how the IDP is conducted by these IHEs, showing the need to fully develop the employed methods and to improve communication channels with society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paraná - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Paraná - Estudo de Casopt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Paraná - Rating ofpt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectSocial controlpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectPublic universities and colleges - Paraná - Case studiespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleO plano de desenvolvimento institucional (PDI) como instrumento de gestão e aplicação de políticas públicas: um estudo em instituições públicas de ensino superior do estado do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que contém parte essencial do planejamento estratégico das Instituições de Ensino Superior (IES). O PDI precisa considerar as políticas públicas, as necessidades institucionais e as demandas da comunidade. Sua composição mínima é estabelecida pelo Decreto n.º 5.773/2006, a qual serve de guia para a elaboração do planejamento institucional. Esse documento orienta a avaliação institucional e de cursos, bem como, norteia os rumos que a IES precisa seguir. Para que seja legítimo, o PDI depende da participação da comunidade em suas fases. Essa participação pode ensejar o aumento do controle social, da transparência das ações e também da prestação de contas por parte das Instituições Públicas para com a sociedade. A participação da comunidade torna-a mais comprometida com o processo, facilitando que o planejado seja colocado em prática. Este trabalho objetiva analisar a metodologia utilizada nas IES Públicas do Estado do Paraná para a construção, execução, acompanhamento e avaliação do PDI. A pesquisa realizada é exploratória e aplicada. Para a coleta de dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidência: documentos, questionários, entrevistas, relatórios técnicos entre outras. Os resultados demonstram que, apesar do esforço realizado pelas áreas responsáveis, é preciso melhorar a participação da comunidade universitária nas fases do PDI. Além da análise documental, os questionários respondidos pelos Conselheiros e as entrevistas com os Responsáveis pela Área do PDI nas IES permitem concluir que ele precisa ser fortalecido e aproximado da comunidade universitária para que possa efetivamente trazer os resultados esperados. O estudo permitiu compreender como o PDI é conduzido por essas IES e demonstrou a necessidade de amadurecimento das metodologias utilizadas e o aprimoramento dos canais de comunicação com a comunidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Farah Júnior, Moisés Francisco-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_ Luz, Thasiana Maria Kukolj da_2014.pdf5,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.