Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Kássia Ferreira da
dc.date.accessioned2020-11-11T12:53:58Z-
dc.date.available2020-11-11T12:53:58Z-
dc.date.issued2014-03-18
dc.identifier.citationROCHA, Kássia Ferreira da. A utilização dos brinquedos no processo de ensino aprendizagem da natação. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7819-
dc.description.abstractThe research approaches the motor development e its phases, as well as the element of playing and the toy during childhood, a summary of swimming and children swimming, relating between those areas. The purpose was to identify which are the strategies of interference used by the teacher during the teaching-learning swimming process. The research includes the participation of 7 teachers tha work with the teaching-learning swimming process for children between the ages of 0 to 3 years old, belonging to three swimming schools that were choosen intentionally. For the data collection, a structrured interview was applied featuring seven questions in order to pick up the sense of the interviwee regarding the teaching-learning children swimming process.The interview was transcripted and following that, discussed along with the adequate literature. Based on this discussion, it came to the conclusion that teachers do not use toys as a pedagogic tool in the teaching-learning swimming process for children between the ages of 0 to 3 years old.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectNatação para criançaspt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectSwimming for childrenpt_BR
dc.subjectMotor ability in childrenpt_BR
dc.titleA utilização dos brinquedos no processo de ensino aprendizagem da nataçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo faz uma abordagem do desenvolvimento motor e suas fases, bem como do brincar e o brinquedo na infância, um apanhado geral da natação e natação infantil, fazendo relação entre essas áreas. O objetivo foi identificar quais as estratégias de intervenção utilizadas pelo professor para o processo de ensino aprendizagem da natação. O estudo contou com a participação de sete professores que trabalham com o processo de ensino aprendizagem da natação para crianças de 0 a 3 anos de idade, pertencentes a três academias de natação que foram escolhidas de forma intencional. Para a coleta dos dados foi aplicada uma entrevista estruturada com sete questões para captar a percepção do entrevistado em relação ao processo de ensino aprendizagem da natação infantil. A entrevista foi transcrita e a seguir discutida com a literatura pertinente. Baseado nas discussões chegou à conclusão de que os professores não utilizam o brinquedo como ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem da natação com crianças de 0 a 3 anos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor-co1Latuf, Nathália Palhano
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2014_1_04.pdf752,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.