Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7787
Título: Restaurando a esperança: desenvolvimento de uma HQ para crianças em tratamento contra o câncer
Autor(es): Gallego, Guilherme dos Santos
Orientador(es): Silva, Daniela Fernanda Ferreira da
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Câncer em crianças
Artes gráficas
Comic books, strips, etc
Tumors in children
Graphic arts
Data do documento: 4-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GALLEGO, Guilherme dos Santos. Restaurando a esperança: desenvolvimento de uma HQ para crianças em tratamento contra o câncer. 2014. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso apresenta a criação de uma história em quadrinhos que contém uma narrativa voltada para crianças entre sete a doze anos que estão em fase de tratamento contra o câncer. Partindo da hipótese de que os quadrinhos podem atuar como uma ferramenta de caráter multidisciplinar, de modo a proporcionar ao leitor ensino e aprendizado, discorreu-se brevemente sobre a trajetória dos quadrinhos nos diversos meios de comunicação desde sua concepção até o seu uso em campanhas de saúde; estudou-se assuntos específicos como o câncer infantil, sua definição e estatística; informações acerca do emocional da criança diante da descoberta da doença em sua vida e a precipitação dela dentro dos hospitais para o início do tratamento, convivendo com pessoas e situações diversas; o design gráfico para a ordenação dos elementos textuais e não-textuais do gibi; o design emocional para que a criança atribua significados simbólicos ao ler a história do gibi; o design de interação para construir uma história em quadrinhos que instigue a vontade de manusear e folhear, proporcionando uma leitura agradável e empática; observou-se através de trabalho voluntário em hospitais infantis o comportamento dessas crianças durante o tratamento para acumular informações propensas a um estilo de desenho e cor que se adequasse melhor ao público-alvo em questão; desenvolveu-se o projeto gráfico primeiramente com a criação de um roteiro, que posteriormente foram transformados em uma narrativa gráfica através do uso de desenhos rascunhados à grafite em papéis sulfites, com a arte-finalização à tinta nanquim, tratamento das imagens, colorização, acabamento e montagem do projeto no computador. Ao final, a história em quadrinhos acabou gerada pelo processo de impressão digital em uma gráfica e os resultados do projeto apresentados através de uma entrevista com algumas crianças que avaliaram o quadrinho ao lerem e manusear pela primeira vez.
Abstract: This Work Completion Course presents the creation of a comic book that contains a narrative for children between seven and twelve years who are undergoing cancer treatment. Starting that comics can act as multidisciplinary tool in order to provide teaching and learning for the reader, it explains briefly about the history of comics in many medias from its conception to the use in health campaigns; it was studied subjects such as pediatric oncology, your definition and statistical; Information about emotional child when the disease was discovered in his life, hospital treatment initiation, different people and situations; graphic design for order of text and non-text elements of the comic book, emotional design and interaction design to make a comic that would provide an enjoyable and empathic reading; observed the behavior of children in children's hospitals during treatment for information about drawing style and coloring; developed the project with the creation of script, which was later transformed into graphic narrative through the use of drawings on sulfite paper, inks art, with image treatment and coloring on computer. Finally, the comic was generated in digital print and the results of the project were presented by some children, after read the comic for the first time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7787
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODES_2014_1_03.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_CODES_2014_1_03_1.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.