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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalheiro, Matheus Gustavo
dc.date.accessioned2020-11-11T12:16:52Z-
dc.date.available2020-11-11T12:16:52Z-
dc.date.issued2013-09-25
dc.identifier.citationCAVALHEIRO, Matheus Gustavo. O Kitsch e a Revista Veja. 2013. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7764-
dc.description.abstractIn this work, we aim to examine the possible use of Kitsch as a contrivance of language applied to the covers of the Veja magazine's graphical construction and its relations with the construction of their meanings. The research takes place in a sample of four covers of the publication, one semester of each of the years of 2010 and 2011. In these cases, we can observe which is the presence of Kitsch and how It can become perceived by the readers, therefore understanding its role in this type of publication, giving the covers a possible interpretation. This discussion is important because it gives the Kitsch its proper value in the construction of meanings, both in moments of creation and in the interpretation. From the concepts of Stuart Hall on encoding and decoding, we use the methodology proposed by Martine Joly to give a possible interpretation to the covers. Then, relating it to the use of Kitsch in its composition, as shown by Abraham Moles. Although the Kitsch is considered by some as a superfluous or distasteful style, we see that it has relevant functions in the composition of a graphic piece and can serve as an effective strategy used by vehicles of mass communication to reach the general public, being able to influence new social activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCapas de revistas - Análisept_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectMagazine covers - Analysispt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.subjectGraphic artspt_BR
dc.titleO Kitsch e a Revista Vejapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, visamos analisar a possível utilização do Kitsch como artifício de linguagem aplicado na construção gráfica de capas da revista Veja e suas relações com a construção de seus significados. A pesquisa acontece em uma amostra de quatro capas da publicação, uma de cada semestre dos anos de 2010 e 2011. Nestas capas, podemos observar qual é a presença do Kitsch e como ele pode vir a ser percebido pelo público-leitor, compreendendo assim sua função neste tipo de publicação, dando às capas uma possível interpretação. Essa discussão é importante pois dá ao Kitsch seu devido valor na construção de significados, tanto nos momentos de criação quanto nos de interpretação. A partir dos conceitos de Stuart Hall sobre codificação e decodificação, usamos a metodologia proposta por Martine Joly para darmos uma possível interpretação às capas. Em seguida, relacionando-a à utilização do Kitsch em sua composição, como apresentado por Abraham Moles. Apesar de o Kitsch ser considerado por algumas pessoas como estilo supérfluo ou de mau gosto, vemos que ele tem funções relevantes na composição de uma peça gráfica e pode servir como estratégia eficaz utilizada por veículos de comunicação em massa para atingir o grande público, podendo influenciar, assim, novas ações sociais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
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