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Título: Lágrimas de minh’alma: uma coleção de joias contemporâneas
Autor(es): Ratzke, Mayara Caroline Ferreira Furlanetto
Orientador(es): Nascimento, Marilzete Basso do
Palavras-chave: Jóias
Produtos novos
Jewelry
New products
Data do documento: 25-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RATZKE, Mayara Caroline Ferreira Furlanetto. Lágrimas de minh’alma: uma coleção de joias contemporâneas. 2013. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o desenvolvimento de joias contemporâneas. Tem como objetivo uma linha de joias para que o Atelier Mayara Furlanetto encontre sua própria linguagem e expanda suas atividades. Para atingir este objetivo, pesquisou-se sobre a joalheria contemporânea, os processos produtivos para a joalheria artesanal, os materiais, a criação e a prototipação. A metodologia de trabalho utilizada foi a proposta pelos autores McGrath (2007), Baxter (1995) e Lobach (2001), e seguiu três passos: encontrar inspiração, avaliar ideias e traduzir ideias. A primeira fase é a da pesquisa do conceito, de referências e de inspirações e levantamentos de público alvo, concorrentes e produtos similares. A segunda fase é a da geração e seleção de alternativas, que consiste em desenhar ou criar modelos baseados no tema escolhido, avaliá-los e escolher os mais pertinentes. A terceira e última fase é a da decisão de detalhes (cores, dimensões, peso, movimento, usabilidade, custo e construção), fabricação de protótipos e documentação do projeto. Escolheu-se fazer uma coleção de sete peças. A geração de alternativas tratou de experimentar alguns materiais como resinas, massas cerâmicas, fios e metais, e por fim, decidiu-se trabalhar com o paperclay (massa cerâmica com papel) e o metal. Cada peça cerâmica foi esmaltada com cores pertinentes ao tema escolhido: a água. Além disso, traz recomendações quanto a ações futuras, como confecção de novas peças segundo alternativas que já foram geradas e estudos para melhoria do material, proposições para ações promocionais (refinamento da identidade visual e criação de material promocional) e sugestão de aprimoramento dos pontos de venda. Concluiu-se que a cerâmica pode agregar muito valor às peças gerando uma linguagem ou identidade própria para o Atelier, pois o material proporciona resultados únicos, onde uma peça cerâmica nunca vai ser igual à outra.
Abstract: This Final Year Research Project is about the development of contemporary jewelry. The main objective is to develop a jewelry line so that the Studio Mayara Furlanetto finds it’s own language and expand it’s activities. To reach this goal, a research has been done about contemporary jewelry, productive processes for handmade jewelry, materials, creation and prototyping. The methodology used was the proposal by McGrath (2007), Baxter (1995) and Lobach (2001) and has followed tree steps: concept research, evaluating ideas and translating ideas. The first step is the one that includes concept research, references, inspiration and setting up the target market, the rivals and the similar products. The second step is about generating alternatives, which consist in drawing and creating models based on the chosen theme, evaluating and choosing the best ones. The third one is the decision making step, about colors, dimensions, weight, movement, usability, cost and construction), prototype construction and project documentation. It has been chosen to fabricate a seven pieces collection. The alternative generation has experimented some materials, such as resins, ceramics, wires and metals and it has been decided to work with paperclay (ceramic with paper) and metal. Each ceramic piece was glazed with color in relevance with the chosen theme: water. Besides, this project brings recommendations about future actions, like the production of new pieces based on the alternatives that has been generated, studies for material improvement, propositions about promotional actions (brand refinement and creation of promotional material) and suggestions on selling issues. The conclusion is that the ceramics can mass value to the pieces generating a language - an own identity - to the Studio, since the material provides unique results, because one ceramic piece will never be suchlike another one.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7761
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