Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7561
Título: Parque cultural Menonita: instrumento para preservação da cultura e memória de um povo
Título(s) alternativo(s): Cultural Mennonite park: instrument for preservation of culture and memory of a community
Autor(es): Hamm, Suelen Cristine
Orientador(es): Nogueira, Cíntia Negrão
Palavras-chave: Cultura organizacional
Menonitas
Memória
Patrimônio cultural - Proteção
Arquitetura
Corporate culture
Mennonites
Memory
Cultural property, Protection of
Architecture
Data do documento: 15-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HAMM, Suelen Cristine. Parque cultural Menonita: instrumento para preservação da cultura e memória de um povo. 2015. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Esta monografia propõe o projeto arquitetônico de um Parque Cultural Menonita, que tem o objetivo de ser instrumento de preservação da história e cultura dos menonitas do bairro do Boqueirão, na cidade de Curitiba. Chamam-se menonitas o grupo que se formou durante o movimento anabatista na Europa, no Século XVI, liderado por Menno Simons. Devido à perseguição religiosa que sofreram, os menonitas se espalharam pelo mundo, e o Brasil foi um dos países que abriu as portas para estes imigrantes. A partir de 1931, formou-se um núcleo de menonitas na cidade de Curitiba. No início as características de vida em colônia, com cultura e tradições próprias, predominavam na comunidade, que com o tempo se adaptou e integrou à nova realidade. Esta adaptação cultural possui inúmeros aspectos positivos, porém causou um afastamento da sua origem, história e cultura, que são essenciais para a formação da identidade tanto para o povo quanto para o indivíduo. Portanto, concluise que há a necessidade de ser criado um instrumento para preservação da cultura e da memória deste povo, e é feita a proposta de criação de um Parque Cultural Menonita com este propósito. Foram realizadas entrevistas com membros da comunidade e um questionário foi aplicado sobre a importância do centro cultural, e sobre quais espaços seriam essenciais. Cinco estudos de caso foram analisados como referências para o projeto, o terreno foi escolhido e foi elaborado um programa de necessidades. Como resultado, foi apresentado o projeto arquitetônico.
Abstract: This paper presents a research that results in the architectural project of a Cultural Park, called Mennonite Cultural Park, located in the neighbourhood of Boqueirão, in the city of Curitiba, Paraná - Brazil. Its purpose is to be an instrument for preservation of Mennonite’s history and culture. Mennonites are a group formed during the Anabaptist movement in Europe (XVI century), which had Menno Simons as a leader. Due to religious persecution, Mennonites spread all over the world, and Brazil was one of the countries that opened the doors for them. In 1934, a Mennonite immigrant community established in the city of Curitiba. At first, their lifestyle was similar to a closed community, and they kept their culture and traditions. As time passed, they got more adapted to the new country. This cultural adjustment has countless positive aspects, but it also issues a concern about preserving the group’s culture and memory, which are part of the identity of these immigrants. Therefore, the Cultural Mennonite Park is proposed as an answer for this problem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7561
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COARQ_2015_1_01.pdf89,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.