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Título: Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada
Autor(es): Taira, Gabriel Mamoru Nakamura
Orientador(es): Sanches, Silvio Ricardo Rodrigues
Palavras-chave: Realidade aumentada
Percepção
Projeto experimental
Augmented reality
Perception
Experimental design
Data do documento: 14-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: TAIRA, Gabriel Mamoru Nakamura. Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Os avanços tecnológicos proporcionaram recursos que permitem a integração entre elementos reais e virtuais em uma cena. A Realidade Aumentada (RA) possibilita que o usuário mantenha o senso de presença no mundo real e possa interagir com objetos virtuais. Muitas das aplicações de RA são executadas em desktops ou notebooks em que a captura da cena é realizada por meio de webcam. Nessas aplicações, o ambiente aumentado é visualizado na tela. O posicionamento da câmera é fator importante nessas aplicações, uma vez que a posição e o ângulo em que a cena é capturada pode afetar a precisão nas tarefas realizadas. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, encontrar as melhores posição e ângulo para ajuste da câmera em aplicações de RA executadas em desktops.
Abstract: Recent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applications run on desktop PCs or notebook computers in which is performed the capture of the scene by a conventional webcam. In these applications, the system shows the AR environment within a window (the screen) to users. Camera pose and position estimation is important since the local in which we capture the scene can affect the accuracy of tasks. The objective of this research is apply subjective experiments to find the best camera pose and position setting in AR applications that running on desktops.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405
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