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Título: Um estudo sobre a resolução de problemas matemáticos propostos em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa escrita
Autor(es): Martins, Aline Batista de Oliveira
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Solução de problemas
Língua portuguesa
Língua brasileira de sinais
Educação inclusiva
Problem solving
Portuguese language
Inclusive education
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MARTINS, Aline Batista de Oliveira. Um estudo sobre resolução de problemas matemáticos propostos em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Este trabalho busca analisar de que forma a tradução em formato vídeo gravado para a Libras de problemas matemáticos pode contribuir para a interpretação dos mesmos por alunos surdos usuários da Libras. O caminho escolhido para o desenvolvimento deste trabalho tem caráter qualitativo e exploratório com estudo de caso, que permitiu investigar as contribuições possibilitadas pelo uso da Língua Brasileira de Sinais na Resolução de Problemas e compreender as principais dificuldades de alunos surdos em atividades de Resolução de Problemas sem o uso da Libras. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 3 (três) alunos surdos, do 9º ano do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES);e também, por meio da aplicação de uma prova com problemas matemáticos para os 3 (três) alunos surdos usuários de Libras, em duas fases: na primeira, o aluno recebeu a prova em Língua Portuguesa e, na segunda, em Libras, cujo o objetivo foi descobrir as contribuições da Língua Brasileira de Sinais na interpretação de problemas matemáticos por alunos surdos. Os resultados apresentados indicam que é indiferente o problema ser proposto em Língua Portuguesa ou em Libras, pois os participantes apresentaram dificuldades na interpretação matemática do problema, bem como no conteúdo matemático relacionado ao assunto. Portanto, é necessário um ensino de Matemática adequado a esse público e cuja metodologia de ensino apoie-se na visualização e na experimentação matemática.
Abstract: This work seeks to analyze how the translation in video format recorded for the Libras of mathematical problems can contribute to their interpretation by deaf students who use Libras. The path chosen for the development of this work has a qualitative and exploratory character with a case study which allowed to investigate the contributions made possible by the use of the Brazilian Sign Language in Problem Solving and to understand the main difficulties of deaf students in problem solving activities without the use of Libras. Data were collected through a semi structured interview with 3 (three) deaf students, from the 9th year of the Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES); And also, through the application of a test with mathematical problems for the 3 (three) deaf students, in two phases: in the first, the student will receive the test in Portuguese Language and, in the second, in Libras, whose objective was to discover the contributions of the Brazilian Sign Language in the interpretation of mathematical problems by deaf students. The results presented indicate it is indifferent whether the problem is proposed in Portuguese or in Libras, since the participants presented difficulties in the mathematical interpretation of the problem, as well as in the related mathematical content. Therefore, it is necessary a mathematics teaching appropriate to this public and whose teaching methodology is based on visualization and mathematical experimentation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7389
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