Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7155
Título: Automação e supervisão de uma planta didática industrial utilizando um sistema open-source
Autor(es): Costa, Lucas Balandis da
Souza, Max Millian Ferreira e
Orientador(es): Endo, Wagner
Palavras-chave: Automação
Supervisão
Software gratuito
Automation
Supervision
Open source software
Data do documento: 12-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: COSTA, Lucas Balandis da; SOUZA, Max Millian Ferreira e. Automação e supervisão de uma planta didática industrial utilizando um sistema open-source. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho, apresenta a atualização tecnológica de uma planta did´atica industrial, através da automação e supervisão do sistema, utilizando como ferramenta um controlador lógico programável e um software de supervisão open-source. Também apresenta o desenvolvimento de uma nova arquitetura de comunicação para a planta didática, capaz de melhorar a sua usabilidade, de modo a proporcionar aos seus usuários uma interface simples e moderna, que visa facilitar o ensino e a aprendizagem de conceitos relacionados a supervisão, instrumentação e controle de processos.
Abstract: The present work presents a technological updating of an industrial didactic plant, through the automation and supervision of the system, using as a tool a programmable logic controller and open-source supervision software. This work presents the development of a new communication architecture for the didactic plant, capable of improving its usability, in order to provide its users with a simple and modern interface, which aims to facilitate the teaching and learning of concepts related to supervision, Instrumentation and process control.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7155
Aparece nas coleções:CP - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEAU_2017_1_05.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.