Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7139
Título: Desenvolvimento da automação, controle e supervisão de um sistema de ensaios de vazão e temperatura com tanques em desnível
Autor(es): Nassar, Gabriel
Orientador(es): Endo, Wagner
Palavras-chave: Controladores programáveis
Automação
Supervisão
Programmable controllers
Automation
Supervision
Data do documento: 23-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: NASSAR, Gabriel. Desenvolvimento da automação, controle e supervisão de um sistema de ensaios de vazão e temperatura com tanques em desnível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: Neste projeto é realizado o desenvolvimento de uma planta did´atica industrial com tanques em desnível. E também a implementação da automação, controle e supervisão da mesma, realizando ensaios de vazão e temperatura. Para tanto é utilizado o software ScadaBR para a execução do sistema supervisório que contém licença gratuita. Desta forma, os conteúdos abordados são relacionados a controle de processos industriais, controladores lógicos programáveis e suas linguagens e sistemas supervisórios.
Abstract: This project is the development of a didactic industrial plant with tanks in gap. And also the implementation of automation, control and supervision of the same, conducting tests of flow and temperature. It is used the ScadaBR software for the implementation of the supervisory system which contains a free license. In this way, the contents are related to industrial process control, programmable logic controllers and their languages and supervisory systems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7139
Aparece nas coleções:CP - Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEAU_2017_2_03.pdf8,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.