Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7004
Título: Mapeamento do potencial eólico de micro e minigeração da cidade de Campo Mourão - PR
Autor(es): Guicho, Ricardo
Orientador(es): Ferreira, José Hilário Delconte
Palavras-chave: Energia eólica
Imagens de sensoriamento remoto
Ventos - Velocidade
Wind power
Remote-sensing images
Winds - Speed
Data do documento: 1-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GUICHO, Ricardo. Mapeamento do potencial eólico de micro e minigeração da cidade de Campo Mourão - PR. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Tendo em vista a recente crise hídrica (2014-2015), os níveis dos reservatórios reduzidos e a importância da geração hidráulica na matriz elétrica brasileira aliado ao crescimento da demanda, é possível entender a necessidade da descentralização da fonte de geração. Desta forma, a busca por fontes renováveis tornou-se necessária para alcançar um desenvolvimento de forma sustentável. Considerando a evolução de implantação de grandes parques eólicos no Brasil, a geração à baixas alturas tem conquistado seu espaço nos estudos de potencialidade por todo o país, haja vista, a Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica nº 482/2012, que oportuniza a micro e minigeração. A análise do potencial eólico da cidade de Campo Mourão - PR, foi realizado a partir dos dados obtidos pelo Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP), que é gerenciado pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, em uma série histórica de 36 anos compreendida entre 1980-2015. Com estes dados foi possível identificar a normal climatológica da cidade que possui a predominância de ventos provindos do Leste (E), com velocidade média de 2,49 m.s-1, e com o desvio padrão de 0,43 foi possível identificar a velocidade mínima média e a velocidade máxima média que foram respectivamente de 2,05 m.s-1 e 2,92 m.s-1. Para o estudo da imagem de satélite foi utilizado o aplicativo SAS PLANET, com navegação pelo Bing Maps, para a coleta da imagem da área urbana do município de Campo Mourão, enquanto com o software QGis 2.14 foi possível classificar o fator de rugosidade, à nível de quadra. Foram gerados 12 mapas temáticos pelo software QGis 2.14 apresentando o potencial eólico em diferentes alturas (10, 20, 30 e 40 metros) para as 3 (três) velocidades encontradas (mínima média, média e máxima média), além do mapa de altura dos obstáculos. Os resultados de potência atingiram uma faixa de 00 a 45 Watts, onde a relação da altura dos aerogeradores e a potência encontrada, caracterizam uma proporcionalidade, ou seja, quanto mais alto o aerogerador está, maior será a potência estimada. Esta proporcionalidade é encontrada também quando comparado a região central da periferia da cidade, quanto mais central a área menor o potencial estimado, tendo em vista a altura dos obstáculos, caracterizados principalmente pela verticalização da cidade em questão, onde ficam concentrados o maior número de edifícios do município.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7004
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapeamentoeolicocampomourao.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.