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dc.creatorFarinon, Daliany Maria
dc.date.accessioned2020-11-09T19:45:27Z-
dc.date.available2020-11-09T19:45:27Z-
dc.date.issued2018-12-05
dc.identifier.citationFARINON, Daliany Maria. A influência da educação básica na ausência de mulheres no “ser cientista”: sobre representatividade nas ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6121-
dc.description.abstractWe performed the analysis of representations produced by students from two educational institutions in the city of Campo Mourão, who expressed, through drawings, what the word SCIENTIST means. In this process, we seek to understand, under Cultural Studies bias, how the possibilities of "being a woman" are organized and established by social, cultural, political, sexual and other devices to meet the patriarchal system's longings of the "roles" of women in society. Based on the National Curriculum Guidelines for Higher Education, we investigate ways to help weaken these devices to break with patriarchy and thus achieve gender equality. The desire we have to live in a more citizen and egalitarian society, in which women see themselves as modifiers and formers of this society and of themselves, are the reasons why we have developed this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIgualdadept_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWomen in sciencept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEqualitypt_BR
dc.titleA influência da educação básica na ausência de mulheres no “ser cientista”: sobre representatividade nas ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoRealizamos a análise de representações produzidas por alunos e alunas de duas instituições de ensino da cidade de Campo Mourão que expressaram, por meio de desenhos, o que significa a palavra CIENTISTA. Nesse processo buscamos compreender, sob viés dos Estudos Culturais, de que forma as possibilidades do “ser mulher” são agenciadas e estabelecidas pelos dispositivos sociais, culturais, políticos, sexuais e entre outros, para atender aos anseios do sistema patriarcal, os quais limitam os “papéis” das mulheres na sociedade. Com base nas Diretrizes Nacionais Curriculares para o ensino superior, investigamos caminhos que nos auxiliem a enfraquecer esses dispositivos para rompermos com o patriarcalismo e, assim, alcançarmos a igualdade de direitos entre os gêneros. O desejo que nós temos de viver em uma sociedade mais cidadã e igualitária, na qual as mulheres se enxerguem como modificadoras e formadoras da mesma e de si próprias, são os motivos pelos quais desenvolvemos essa pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Pricinotto, Gustavo
dc.contributor.referee1Santos, Juliano Lopes Soares dos
dc.contributor.referee2Priori, Claudia
dc.contributor.referee3Pricinotto, Gustavo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

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