Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6085
Título: Desenvolvimento de uma plataforma utilizando a interface gráfica do Matlab® para monitoramento de um ambiente de cultivo controlado
Título(s) alternativo(s): Development of a plataform using the graphic interface of Matlab® for monitoring and control of an cultivation environment
Autor(es): Staniszewski, Louisie Aristides
Orientador(es): Rossini, Flávio Luiz
Palavras-chave: Arduino (Controlador programável)
MATLAB (Programa de computador)
Engenharia elétrica
Arduino (Programmable controller)
MATLAB (Computer program)
Electric engineering
Data do documento: 22-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: STANISZEWSKI, Louisie Aristides. Desenvolvimento de uma plataforma utilizando a interface gráfica do Matlab® para monitoramento de um ambiente de cultivo controlado. 2016. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão 2016.
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e controle de luminosidade, temperatura e umidade, através do uso da interface gráfica do MATLAB, sendo direcionada a um ambiente de cultivo. O mesmo visa apresentar uma metodologia de monitoramento e controle otimizada, com uma interface amigável para o usuário, a qual possibilita a gravação e posterior análise dos dados obtidos e assim podendo melhorar a produtividade em uma estufa. Portanto é apresentada uma análise dos sensores a serem utilizados, a mesma justifica as respectivas escolhas, e um estudo sobre o hardware Arduino® e o software MATLAB®, que em conjunto realizam a leitura e análise dos dados. A partir do estudo realizado pôde-se programar o software da plataforma para o usuário. O mesmo foi desenvolvido para o usuário final, é uma plataforma autoexplicativa com funções que permitem que o usuário possa monitorar a luminosidade, a temperatura e a umidade do ambiente e realizam o controle das mesmas quando o software está em execução. Após testes realizados chegou-se à conclusão que a plataforma é eficiente e que o presente projeto pode ser utilizado em diversas aplicações que tenham por objetivo realizar o monitoramento e controle das variáveis citadas.
Abstract: This work is a development of a monitoring and control platform for lighting, temperature and humidity, through the use of the graphic interface of MATLAB, being directed to a cultivation environment. It aims to present a monitoring and control optimized methodology, with a friendly interface for the user, allowing the recording and later analysis of the data and thus may improve productivity in a greenhouse. Therefore is presented an analysis of the sensors to be used, justifying the choice of the same, and a study on the Arduino® hardware and the MATLAB® software, which together perform the reading and analysis of data. From the study could be programmed the software platform for the user. The same was designed for the end user, it is a self-explanatory platform with functions that allow the user to monitor the luminosity, temperature and humidity of the environment and control them when the software is running. After tests performed, it was concluded that the platform is efficient and this project can be used in other applications that aim to carry out the monitoring and control of the mentioned variables.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6085
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COELE_2016_2_05.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.