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Título: Surfwear: um mercado em expansão: criação de uma marca
Autor(es): Suzuki, Kátia Massae
Orientador(es): Gasi, Fernando
Palavras-chave: Moda
Surfe
Merchandising de moda
Marketing
Fashion
Surfing
Fashion merchandising
Data do documento: 24-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SUZUKI, Kátia Massae. Surfwear: um mercado em expansão: criação de uma marca. 2011. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.
Resumo: O esporte surfe surgiu em meados da década de 40, quando habitantes da Polinésia descobriram um arquipélago de ilhas, atualmente conhecido como Hawaii. A cultura havaiana e o surfe foram surgindo juntos. O surfe, que na época era considerado esporte dos reis, atualmente é considerado uma cultura e seus praticantes possuem inúmeras maneiras de expressar suas opiniões, sendo uma delas através de indumentárias. Nasceu assim o surfwearem meados dos anos 1960, designando o estilo de roupa e acessórios de seus praticantes, traduzindo uma autêntica expressão de comportamento e estilo de vida dos seus consumidores. Mesmo sendo um ramo novo no Brasil, a indústria de surfwear é o segmento da indústria do vestuário que teve o maior crescimento nos últimos dez anos. O seguinte projeto acredita que o surfwear, possui parâmetros pouco explorados. O Brasil por possuir um clima favorável, litoral amplo, população jovem entre outros fatores, se tornou um lugar totalmente viável para a indústria do surfwear. Assim o trabalho pretende estabelecer uma marca estável no mercado nacional e futuramente internacional. Foi realizada pesquisa etnográfica, com o objetivo de compreender melhor os anseios de seu público. O projeto desenvolve um planejamento de marketing a fim de estabelecer uma marca que transmita todos os ideais da cultura do surfe, constituída por produtos de alta qualidade e materiais diferenciados.Afinal os consumidores de surfwear possuem uma série de valores e opiniões diferenciadas, que subdividem o segmento em nichos muito expressivos a serem explorados.
Abstract: The surf sports born on fears of the 40s, when people for Polynesia discover the island of Hawaii. The hawaian culture and the surf was structure together. The surf that in the begin was consider a sport for king, today is view like a culture. So in this context was born the surfwear, that means the style of clhothe for the ones who enjoy the surg culture. This market appears as a great business opportunity, much more than just surfing a sport can be regarded as a lifestyle. The following work focuses on some points of fashion marketing and analyze this growing market, for a create a branding for the branch. After all consumers have a range of surfwear of different values and opinions, which subdivide the segment into niches to be explored very expressive. Even as a new branch in Brazil, the surfwear industry is the segment of the apparel industry had the largest growth over the past ten years. The following project believes that the surfwear, has explored some parameters. Brazil is by having a favorable climate, extensive coastline, young population and other factors, has become a totally viable for the surfwear industry. Thus the paper aims at establishing a stable brand in domestic and international future. Ethnographic research was conducted in order to better understand the desires of your consumers. The project develops a marketing plan to establish a brand that conveys all the ideals of surf culture, consisting of high quality products and different materials. After surfwear consumers have a number of different values and opinions, which subdivide the segment into niches to be explored.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5992
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