Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5862
Título: O design como ferramenta de reinserção social de jovens em conflito com a sociedade
Título(s) alternativo(s): The design as social reintegration of young offenders
Autor(es): Netto, Beatriz de Melo
Orientador(es): Abreu, Ana Cláudia de
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Delinqüentes juvenis
Bordado
Labor market
Juvenile delinquents
Embroidery
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: NETTO, Beatriz de Melo. O design como ferramenta de reinserção social de jovens em conflito com a sociedade. 2016. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2016.
Resumo: Este projeto pretende compreender a situação do menor infrator no Brasil a fim de que seja possível ressaltar a importância de inseri-lo ou reinseri-lo tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho através da utilização do Design Social e de uma pesquisa-ação, visto que há carência de pessoas que realizem o trabalho manual no segmento da moda. Assim, a partir dos conceitos pertencentes ao Design Social, propõe-se a realização de oficinas de bordado como um meio para a reinserção social de jovens em processo de prestação de serviço à comunidade e para a criação de uma marca de vestuário feminino. Nesse sentido, o projeto busca evidenciar que o Design Social, no contexto em questão, possibilita benefícios não só para o mercado mas também – e acima de tudo – para o jovem, já que é uma maneira de preencher a carência do trabalho manual no mercado de moda e de garantir a mão de obra qualificada para o jovem infrator exercer um ofício e obter uma renda, o que permite a sua participação na sociedade como um verdadeiro cidadão.
Abstract: This project intends to understand current factors of contemporary society, such as young offender in Brazil and in the market, the society as a key element to design and the shortage of labor in manual work, which will be interwoven in a proposition to stop the problems identified in each of these topics. Through the social reintegration of young people in the process of providing service to the community, through embroidery workshops, are intended to use the concepts of Social Design to get results that satisfy the need for these young people and reduce the lack of skilled labor in manual works.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5862
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2016_2_21.pdf48,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.