Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEgashira, Rafael-
dc.date.accessioned2013-08-08T14:40:17Z-
dc.date.available2013-08-08T14:40:17Z-
dc.date.issued2011-12-12-
dc.identifier.citationEGASHIRA, Rafael. Fotografia e cor: os esquemas de combinações de cores conduzindo a construção e leitura de fotografias. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/557-
dc.description.abstractThis study aimed to provide a photographic essay experienced by the author of this dissertation and driven by the theory of color. It was assumed that the color photograph is a double construction in the sense that both the photo and color are not neutral. To support this assumption, we introduced elements of the theory of photography that refute the automatic photographic apparatus and brought concepts of color theory that define the color perception as a phenomenon that involves understanding the physical, physiological and cultural features of color. In the chapter on color, we stil present the chromatic harmony, and its main tool, the schemes of color combinations. Such schemes have led to collect a set of photographs which were selected fifteen images to compose this dissertation. Finally, we comment on the presence of color in seven of fifteen photographs takenfor this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectFotografia coloridapt_BR
dc.subjectCor - Efeito fisiológicopt_BR
dc.subjectCor - Percepçãopt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectHarmonia (Estética)pt_BR
dc.subjectColor photographypt_BR
dc.subjectColor - Physiological effectpt_BR
dc.subjectColor visionpt_BR
dc.subjectVisual perceptionpt_BR
dc.subjectHarmony (Aesthetics)pt_BR
dc.titleFotografia e cor: os esquemas de combinações de cores conduzindo a construção e leitura de fotografiaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou apresentar uma experiência fotográfica vivenciada pelo autor desta dissertação que fosse conduzida pela teoria da cor. Foi assumido que a fotografia colorida é uma construção dupla, no sentido de que tanto a fotografia como a cor não são neutras. Para embasar esse pressuposto, introduzimos elementos da teoria da fotografia que refutam o automatismo do aparelho fotográfico e trouxemos conceitos da teoria da cor que definem a percepção cromática como um fenômeno que envolve o entendimento dos aspectos físicos, fisiológicos e culturais da cor. Ainda no capítulo da cor, apresentamos a harmonia cromática e sua principal ferramenta, os esquemas de combinações de cores. Tais esquemas conduziram a realização de um conjunto de fotografias do qual foram selecionadas quinze imagens para compor esta dissertação. Finalmente, tecemos comentários sobre a presença da cor em sete das quinze fotografias realizadas para esta pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Egashira, Rafael_2011.pdf5,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.