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dc.creatorSilva, João Victor Souza Scarlatto da
dc.date.accessioned2020-11-06T13:21:10Z-
dc.date.available2020-11-06T13:21:10Z-
dc.date.issued2019-11-20
dc.identifier.citationSILVA, João Victor Souza Scarlatto da. Desenvolvimento de software para cálculo de tarifa de transporte público por ônibus através da metodologia tarifária do GEIPOT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5468-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte - Tarifaspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTransportation - Ratespt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de software para cálculo de tarifa de transporte público por ônibus através da metodologia tarifária do GEIPOTpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA ineficiência do transporte público por ônibus pode gerar uma série de problemas relacionados à mobilidade urbana, uma possível causa desta ineficiência está relacionada à tarifação do serviço. Em 1983 foi desenvolvida uma metodologia que propôs a padronização do cálculo ela foi denominada como planilha GEIPOT. O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um software para cálculo tarifário que utiliza como base a referida planilha. O objetivo deste trabalho foi aplicar os critérios desta metodologia através da implementação de um programa com interface gráfica intuitiva, de fácil utilização e voltado para o estudante de graduação de engenharia civil. O programa foi desenvolvido através da utilização da linguagem de programação Visual Basic for Application vinculada ao software Microsoft Office Excel. Para testar sua funcionalidade o software foi utilizado para o cálculo de um exemplo fictício. Por fim, pode se concluir que o aplicativo supriu as expectativas no teste, porém cabe salientar que a metodologia encontra-se defasada com relação aos seus coeficientes e considerações, no sentido que alguns parâmetros que influenciam direta ou indiretamente no custo operacional, ou não foram contemplados ou estão implícitos no método, como exemplos não são ponderadas medidas que privilegiam o transporte por ônibus nem a taxa de rentabilidade esperada pela operação do serviço.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Verdade, Lucas Lauer
dc.contributor.referee1Verdade, Lucas Lauer
dc.contributor.referee2Silva, Sarah Honorato Lopes da
dc.contributor.referee3Pinatt, Jéssica Marcomini
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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