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Título: A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano
Autor(es): Freitas, Simone de Fatima
Orientador(es): Martinez, Andre Luis Machado
Palavras-chave: Educação financeira
Matemática financeira
Letramento
Juros
Financial literacy
Business mathematics
Interest
Data do documento: 21-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: FREITAS, Simone de Fatima. A educação financeira no ensino fundamental e o desenvolvimento de atividades para o 9º ano. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
Resumo: Esta dissertação trata do desenvolvimento de atividades para a Educação Financeira em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Seu objetivo é contribuir com a formação cidadã de cada estudante, com o intuito de melhorar o letramento financeiro com atividades presentes no cotidiano. A educação financeira é importante para autonomia e tomadas de decisões, afetando diretamente o desenvolvimento econômico da sociedade; assim, é muito importante que ela se inicie já na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os conteúdos de matemática financeira/educação financeira previstos para cada ano escolar. Também integram este trabalho, cinco atividades que podem ser aplicadas e exploradas no ensino da Educação Financeira. Tais atividades foram aplicadas à turma do 9º ano B, da Escola Estadual Horácio Soares, na cidade de Ourinhos-SP. Após aplicação e análise das atividades, podemos constatar a necessidade de inserir a Educação Financeira na prática docente, a fim de proporcionar o letramento financeiro dos estudantes, fazendo uso da matemática financeira como ferramenta para tomada de decisões. Nas reflexões proporcionadas por este trabalho, percebemos, pela devolutiva dos próprios alunos participantes das atividades aplicadas, a necessidade de aprender mais sobre temas relacionados à sua vida financeira e, assim, estarem melhor preparados para a vida.
Abstract: This dissertation deals with the development of activities for Financial Education in a class of 9th grade of elementary School. Its goal objective is to contribute to the citizen formation of each student, in order to improve financial literacy with activities present in daily life. Financial Education is important for autonomy and decision making, affecting directly the economic development of society, thus, it is very important that it starts already in Basic Education. This paper presents a Common National Curriculum Base (CNCB) analysis of the and the contents of financial mathematics/financial education planned for each school year. This work is also part of five activities that can be applied and explored in the teaching of Financial Education. Such activities were applied to the 9th grade B class, from the Horácio Soares state school, in the city of Ourinhos-SP. After application and analyzing of the activities we can see the need to insert Financial Education in teaching practice, in order to provide students with financial literacy, making use of financial mathematics as a tool for decision making. In the reflections provided by this work, we perceive, by the return of the students themselves participating in the applied activities, the need to learn more about topics related to their financial life and thus be better prepared for life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5421
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