Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marco Takashi Matsuda de-
dc.date.accessioned2020-08-03T18:31:03Z-
dc.date.available2020-08-03T18:31:03Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Marco Takashi Matsuda de. A marca amarela: produção artística como resistência na militância asiático-brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5105-
dc.description.abstractThe following dissertation seeks to reflect on how artistic production specialized in Asian-Brazilian militancy works, mainly in the works Chocopie, Pulgasari and Corte de Cabelo (hair cut) (2018) by the plastic artist Ing Lee; Onde – por enquanto (where, for now) (2018) from the visual artist and tattoo artist Paty Baik; and Criança Amarela (yellow child) (2018) by artist, designer and tattoo artist Monge Han. I think about these works as productions that brings narratives particular to their creators while converging into diasporic experiences, made up by not only perception but also the position of rationalized beings in Brazilian society. I propose to contextualize the formation of spaces for debate and articulation of Asian-Brazilian activists online and offline and the relations of these artists, bringing a general collage of such actions. I bring a short biography of each artist as well as a panel compiling their body of work, showing the experimental characteristics of each different technique embraced by each artist. I try to demonstrate how the images are configured as a powerful tool to propose other possibilities to be recognized in Brazilian society. Therefore, I confront the images produced in the works thinking about strategies to represent what is to be a yellow person, analyzing the texts, graphic elements, colors and techniques present in each work, dialoguing with the concept of representation by Stuart Hall, the orientalism of Edward Said, the diaspora of Avtar Brah and the practices of resistance by Patricia Hill Collins and bell hooks. With this text I notice that each artist puts the representation as an Asian-Brazilian in the discussion, but in a position of narrated subject but as protagonists of their own stories. Therefore I conclude that the correlation of artistic productions with race/ethnicity, gender, and sexuality as topics contribute to the setup of an arena of arguments named Asian-Brazilian militancy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte asiática - Brasil - História e críticapt_BR
dc.subjectArtistas - Brasil - Biografiapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectAsiáticos - Brasil - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectAsiáticos - Relações raciais - Brasilpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectArt, Asian - Brazil - History and criticismpt_BR
dc.subjectArtists - Brazil - Biographypt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectSocial perceptionpt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectGroup identitypt_BR
dc.subjectAsians - Brazil - Ethnic identitypt_BR
dc.subjectAsians - Race relations - Brazilpt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleA marca amarela: produção artística como resistência na militância asiático-brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe yellow mark: artistic production as resistence in asian brazilian militancypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho busco refletir sobre como se dá a produção artística relacionada à militância asiático-brasileira, sobretudo nas obras Chocopie, Pulgasari e Corte de Cabelo (2018) da artista plástica Ing Lee; Onde-por enquanto (2018) da artista visual e tatuadora Paty Baik; e Criança Amarela (2018) do artista, designer e tatuador Monge Han. Penso nessas obras como produções que materializam narrativas peculiares às suas criadoras e a seu criador, as quais convergem para suas vivências diaspóricas, constituindo, não só suas percepções quanto suas posições de sujeitos racializados na sociedade brasileira. Proponhome a contextualizar a formação de espaços de debate e articulação da militância asiático-brasileira online e off-line e a relação com esses artistas, trazendo um panorama geral dessas ações. Trago uma breve biografia de cada artista bem como um painel de compilação de suas obras, demonstrando o caráter experimental no uso de diferentes técnicas adotadas por cada artista. Busco demonstrar como as imagens se configuram como uma potente ferramenta para propor outras possibilidades de se fazer reconhecer na sociedade brasileira. Para tanto, confronto as imagens produzidas nas obras pensando nas estratégias de se representar enquanto uma pessoa amarela, analisando os textos, elementos gráficos, cores e técnicas presentes em cada obra, dialogando com o conceito de representação de Stuart Hall, o orientalismo de Edward Said, a diáspora de Avtar Brah e as práticas de resistência de Patricia Hill Collins e bell hooks. Com este trabalho percebo que cada artista coloca em discussão e representação a vivência enquanto sujeito asiático-brasileiro, não em uma posição de sujeito narrado mas de protagonistas de seus enunciados. Logo, concluo que a articulação da produção artística com questões de raça/etnia, gênero e sexualidade contribuem para a configuração de uma arena de disputas denominada militância asiático-brasileira.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0825-0891pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7836523965505206pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Zacar, Cláudia Regina Hasegawa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755771950134149pt_BR
dc.contributor.referee2Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918272939253939pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcaamarelaresistenciamilitancia.pdf48,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.