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Título: Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e anarquismo: permanências e rupturas na construção de narrativas e práticas sociais presentes nos periódicos libertários brasileiros contemporâneos
Título(s) alternativo(s): Science, technology and society (CTS) and anarchism: permanences and ruptures in the construction of narratives and social practices present in contemporary brazilian libertarian journal
Autor(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
Orientador(es): Queluz, Gilson Leandro
Palavras-chave: Anarquismo
Anarquistas
Resistência ao governo
Periódicos brasileiros - Crítica, interpretação, etc
Movimentos sociais - Brasil
Comunismo e literatura
Anarquismo - Periódicos
Tecnologia - Aspectos sociais
Educação - Aspectos políticos
Anarchism
Anarchists
Government, Resistance to
Brazilian periodicals - Criticism, interpretation, etc
Social movements - Brazil
Communism and literature
Anarchism - Periodicals
Technology - Social aspects
Education - Political aspects
Data do documento: 26-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AQUINO, Alysson Eduardo de Carvalho. Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e anarquismo: permanências e rupturas na construção de narrativas e práticas sociais presentes nos periódicos libertários brasileiros contemporâneos. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns dos possíveis entrelaçamentos teóricos e práticos existentes entre as ações libertárias e o conjuntos de articulações presentes no chamado campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Trata-se de um campo específico de estudos acadêmicos que traz consigo preocupações que englobam esferas intelectuais, sociais e políticas (Vaccarezza, 1998) denominado de “estudos sociais da ciência e da tecnologia” ou “estudos de ciência, tecnologia e sociedade” (ECTS) (VON LINSINGEN, 2007). De acordo com Cutcliffe (2003), os estudos CTS inicialmente possuíam basicamente duas características: a) a primeira era uma visão essencialista que buscava transformar a sociedade através da busca da ciência e da tecnologia; b) a segunda uma reação critica a esse projeto essencialista. Posteriormente, esses dois eixos foram ampliados. Os anarquistas possuem uma longa tradição de debates em torno de temas caros ao campo CTS. Durante o século XX, por exemplo, discutiram os laços entre a ciência e o poder político-militar do Estado. No período do desenvolvimento da chamada “grande ciência” apontaram para o crescimento das grandes burocracias tecnocientíficas. Os libertários teorizam também a crítica do “complexo militar-industrial” e o desenvolvimento dos programas nucleares realizados em diversas nações, bem como desenvolveram profícuas “culturas da natureza”. A partir das movimentações políticas da década de 1960 o pensamento e as práticas anarquistas foram incorporados por vários movimentos sociais comprometidos com o debate em torno da tecnociência e da crise ecológica no mundo contemporâneo. Todavia, esse trânsito ainda não foi totalmente pesquisado. Assim, essa investigação apresenta esse debate a partir da análise de periódicos anarquistas brasileiros contemporâneos. Foram selecionados materiais publicados em meios virtuais por 17 organizações anarquistas de todas as regiões do país. Após leitura e seleção foram separados os materiais com temáticas discutidas historicamente dentro do CTS. A análise nos permitiu categorizar seis grandes eixos temáticos de teorização e de atuação: 1) Ciência e Educação; 2) Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); 3) Ecologia e Natureza; 4) Saúde, Vida e Sexualidade; 5) As Utopias das Cidades e a Urbanização Capitalista; 6) O mundo do Trabalho e suas Tecnologias. Compreendemos, a partir da análise do material, ser possível estabelecer uma aproximação temática entre os ideais libertários e a prática da Pedagogia Libertária com o Ensino Científico de enfoque CTS característica do pensamento latino-americano.
Abstract: This paper aims to present some of the possible theoretical and practical links between libertarian actions and the whole of articulations present in the só-called Science, Technology and Society (STS) field. It is a specific field of academic studies that brings with it concerns that encompass intellectual, social and political spheres (Vaccarezza, 1998) called “social studies of science and technology” or “studies of science, technology and society” (STS) (VON LINSINGEN, 2007). According to Cutcliffe (2003), STS studies initially had basically two characteristics: a) the first was an essentialist vision that sought to transform society through the pursuit of science and technology; b) the second, on the other hand, was a critical reaction to this essentialist project. Subsequently, these two axes were expanded. Anarchists have a long tradition of debates around issues dear to the STS field. During the twentieth century, for example, they discussed the links between science and the political-military power of the state. In the period of development of the só-called “great science” they highlighted the growth of the great technoscientific bureaucracies. Libertarians also theorize the critique of the “military-industrial complex” and the development of nuclear programs carried out in various nations, as well as have developed fruitful “cultures of nature.” From the political movements of the 1960s, anarchist thought and practices were incorporated by various social movements committed to the debate on technoscience and the ecological crisis in the contemporary world. However, this transit has not yet been fully researched. Thus, this investigation presents this debate from the analysis of contemporary Brazilian anarchist periodicals. Material published in virtual media by 17 anarchist organizations from all regions of the country was selected. After reading and selecting, the sources with themes discussed historically within the STS studies were separated for analysis. The analysis allowed us to categorize six main thematic axes of theorization and action: 1) Science and Education; 2) Information and Communication Technologies (ICTs); 3) Ecology and Nature; 4) Health, Life and Sexuality; 5) The Utopias of the Cities and the Capitalist Urbanization; 6) The World of Labour and its Technologies. Based on the analysis of the material, we understand that it is possible to establish a thematic approximation between the libertarian ideals and the practice of the Libertarian Pedagogy with the Scientific Teaching of STS approach characteristic of Latin American thought.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4952
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