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dc.creatorTavares, Maria Carla Ferreira Pereira-
dc.date.accessioned2020-02-06T21:44:48Z-
dc.date.available2020-02-06T21:44:48Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.citationTAVARES, Maria Carla Ferreira Pereira. Superfícies e sólidos esféricos. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4697-
dc.description.abstractWe present in this work strategies to determine the relationships for calculating the sphere volume and the spherical surface area. Some of these strategies depend on an intuitive notion of limit, but all of them are independent of notions of differential and integral calculus and can be adapted by the mathematics teacher for use in High School. In one of the strategies for the sphere volume, we employed the method of exhaustion inscribing straight truncated cones of parallel bases into the semisphere. Unlike the literature on the subject, which deals the method of exhaustion with inscribed cylinders in the semisphere, the methodology we describe leads to a finite numerical series whose limit we prove using the squeeze theorem. In addition, we mention daily life applications of the theme and describe three activities for the classroom about sphere volume, one of them with GeoGebra 3D. The work is interdisciplinary, associating algebra, geometry and number theory, and can be used by the mathematics teacher in Basic Education and also in Higher Education, especially in Mathematics Degree Course.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCavalieri, Bonaventura, 1598-1647pt_BR
dc.subjectPappus, de Alexandriapt_BR
dc.subjectArquimedespt_BR
dc.subjectCálculo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria espacial - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectCalculus - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometry, Solid - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.subjectThree-dimensional imagingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.titleSuperfícies e sólidos esféricospt_BR
dc.title.alternativeSpherical surfaces and solidspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho estratégias para determinar as relações para o cálculo do volume da esfera e da área da superfície esférica. Algumas dessas estratégias dependem de uma noção intuitiva de limite, porém todas elas independem de noções de cálculo diferencial e integral e podem ser adaptadas pelo professor de matemática para serem usadas no Ensino Médio. Em uma das estratégias para o volume da esfera, empregamos o método da exaustão inscrevendo troncos de cone retos de bases paralelas na semiesfera. Diferentemente da literatura sobre o tema, que aborda o método da exaustão com a inscrição de cilindros na semiesfera, a metodologia que descrevemos conduz a uma série numérica finita cujo limite provamos empregando o teorema do confronto. Além disso, mencionamos aplicações do tema no cotidiano e descrevemos três atividades sobre o volume da esfera, uma delas com o GeoGebra 3D, para a sala de aula. O trabalho é interdisciplinar, associando álgebra, geometria e teoria dos números, e pode ser utilizado pelo professor de matemática na Educação Básica e também no Ensino Superior, principalmente no Curso de Licenciatura em Matemática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6539-8844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068841451400574pt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carlos Eduardo Duran-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2287909020835559pt_BR
dc.contributor.referee2Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee3Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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