Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Oengredi Mendes Maia dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T19:08:17Z | - |
dc.date.available | 2020-01-14T19:08:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Oengredi Mendes Maia dos. Cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná/Campus Campo Largo e formação emancipatória: entre encontros e desencontros. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4638 | - |
dc.description.abstract | The term human emancipation is commonly used imprecisely and has served to describe distinct and sometimes opposing events. Within the framework of historicaldialectical materialism, the term marks the moment of overcoming capitalist society and relations based on this model of production. In this dissertation, we examine the terminological consistency of the expression emancipatory formation and the limits and possibilities of this type of formation in a capitalist society, in dialogue with the historical senses attributed to education and work. It seeks to understand to what extent the determinations of the current productive system are translated into professional education, and specifically, if there are possibilities of materialization of an emancipatory formative process in the Secondary Technical Education in the modality of subsequent supply. The general objective is to analyze if the formative proposal of the subsequent technical courses of the Federal Institute of Paraná (IFPR) Campus Campo Largo is consonant with the theoretical-practical assumptions of historical-dialectical materialism about emancipatory formation and, consequently, with emancipation human. The Institutional Development Project of the IFPR and the items included in the Teaching Projects of the subsequent Courses in Mechanics, Administration, Electrotechnics and Ceramics are analyzed, in order to highlight elements that converge with or diverge from the Marxist theoretical framework. The hypothesis is the lack of conceptual rigor of central categories for the materialization of emancipatory formation, contrary to what is recommended in normative documents of the Federal Institutes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escolas técnicas - Paraná - História | pt_BR |
dc.subject | Escolas técnicas - Campo Largo (PR) - | pt_BR |
dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Aspectos sociológicos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technical institute - Paraná (Brazil) - History | pt_BR |
dc.subject | Technical institute - Campo Largo (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Career education | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Professional education - Sociological aspects | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.title | Cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná/Campus Campo Largo e formação emancipatória: entre encontros e desencontros | pt_BR |
dc.title.alternative | Subsequent technical courses of the Federal Institute of Paraná/Campus Campo Largo and emancipatory formation: between meetings and disagreements | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A expressão emancipação humana comumente é usada de modo impreciso e tem servido para descrever eventos distintos e às vezes opostos. Nos marcos do materialismo histórico-dialético, o termo assinala o momento de superação da sociedade capitalista e das relações baseadas nesse modelo de produção. Nesta dissertação, examina-se a consistência terminológica da expressão formação emancipatória e os limites e possibilidades desse tipo de formação em uma sociedade capitalista, em diálogo com os sentidos históricos atribuídos à educação e ao trabalho. Busca-se compreender em que medida as determinações do sistema produtivo vigente se traduzem na educação profissional, e especificamente, se existem possibilidades de materialização de um processo formativo emancipatório no Ensino Técnico de Nível Médio na modalidade de oferta subsequente. O objetivo geral consiste em analisar se a proposta formativa dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Campo Largo é consonante com os pressupostos teórico-práticos do materialismo histórico-dialético sobre formação emancipatória e, por conseguinte, com a emancipação humana. São analisados o Projeto de Desenvolvimento Institucional do IFPR e os itens constantes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) subsequentes em Mecânica, Administração, Eletrotécnica e Cerâmica, a fim de se destacarem elementos que convergem com o referencial teórico marxista ou dele divergem, a partir do método de analise de conteúdo. Declara-se como hipótese a falta de rigor conceitual de categorias centrais para a materialização de uma formação emancipatória, contrariando o que é preconizado em documentos normativos dos Institutos Federais. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4621531592702980 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amorim, Mário Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amorim, Mário Lopes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5344824750599654 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Garcia, Nilson Marcos Dias | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3242-994X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2711017945843978 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Costa Neto, Pedro Leão da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8913925209981626 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Urbanetz, Sandra Terezinha | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1967514941253300 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Sociais e Humanidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Santos,_Oengredi_Mendes_Maia_dos_2019.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.