Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Oengredi Mendes Maia dos-
dc.date.accessioned2020-01-14T19:08:17Z-
dc.date.available2020-01-14T19:08:17Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Oengredi Mendes Maia dos. Cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná/Campus Campo Largo e formação emancipatória: entre encontros e desencontros. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4638-
dc.description.abstractThe term human emancipation is commonly used imprecisely and has served to describe distinct and sometimes opposing events. Within the framework of historicaldialectical materialism, the term marks the moment of overcoming capitalist society and relations based on this model of production. In this dissertation, we examine the terminological consistency of the expression emancipatory formation and the limits and possibilities of this type of formation in a capitalist society, in dialogue with the historical senses attributed to education and work. It seeks to understand to what extent the determinations of the current productive system are translated into professional education, and specifically, if there are possibilities of materialization of an emancipatory formative process in the Secondary Technical Education in the modality of subsequent supply. The general objective is to analyze if the formative proposal of the subsequent technical courses of the Federal Institute of Paraná (IFPR) Campus Campo Largo is consonant with the theoretical-practical assumptions of historical-dialectical materialism about emancipatory formation and, consequently, with emancipation human. The Institutional Development Project of the IFPR and the items included in the Teaching Projects of the subsequent Courses in Mechanics, Administration, Electrotechnics and Ceramics are analyzed, in order to highlight elements that converge with or diverge from the Marxist theoretical framework. The hypothesis is the lack of conceptual rigor of central categories for the materialization of emancipatory formation, contrary to what is recommended in normative documents of the Federal Institutes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas técnicas - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectEscolas técnicas - Campo Largo (PR) -pt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnical institute - Paraná (Brazil) - Historypt_BR
dc.subjectTechnical institute - Campo Largo (Brazil)pt_BR
dc.subjectCareer educationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectProfessional education - Sociological aspectspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleCursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná/Campus Campo Largo e formação emancipatória: entre encontros e desencontrospt_BR
dc.title.alternativeSubsequent technical courses of the Federal Institute of Paraná/Campus Campo Largo and emancipatory formation: between meetings and disagreementspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA expressão emancipação humana comumente é usada de modo impreciso e tem servido para descrever eventos distintos e às vezes opostos. Nos marcos do materialismo histórico-dialético, o termo assinala o momento de superação da sociedade capitalista e das relações baseadas nesse modelo de produção. Nesta dissertação, examina-se a consistência terminológica da expressão formação emancipatória e os limites e possibilidades desse tipo de formação em uma sociedade capitalista, em diálogo com os sentidos históricos atribuídos à educação e ao trabalho. Busca-se compreender em que medida as determinações do sistema produtivo vigente se traduzem na educação profissional, e especificamente, se existem possibilidades de materialização de um processo formativo emancipatório no Ensino Técnico de Nível Médio na modalidade de oferta subsequente. O objetivo geral consiste em analisar se a proposta formativa dos cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Campo Largo é consonante com os pressupostos teórico-práticos do materialismo histórico-dialético sobre formação emancipatória e, por conseguinte, com a emancipação humana. São analisados o Projeto de Desenvolvimento Institucional do IFPR e os itens constantes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) subsequentes em Mecânica, Administração, Eletrotécnica e Cerâmica, a fim de se destacarem elementos que convergem com o referencial teórico marxista ou dele divergem, a partir do método de analise de conteúdo. Declara-se como hipótese a falta de rigor conceitual de categorias centrais para a materialização de uma formação emancipatória, contrariando o que é preconizado em documentos normativos dos Institutos Federais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4621531592702980pt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2711017945843978pt_BR
dc.contributor.referee3Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913925209981626pt_BR
dc.contributor.referee4Urbanetz, Sandra Terezinha-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967514941253300pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Santos,_Oengredi_Mendes_Maia_dos_2019.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.