Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4259
Título: Matizes surrealistas no poema O Amor em visita, de Herberto Helder
Título(s) alternativo(s): Surrealistic nuances in the poem Love in visit, by Herberto Helder
Autor(es): Merisio, Priscila Andrea
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Helder, Herberto, 1930-2015 - Crítica e interpretação
Poesia portuguesa - Crítica e interpretação
Poetas portugueses - Crítica e interpretação
Surrealismo (Literatura) - Crítica e interpretação
Linguagem e línguas
Helder, Herberto, 1930-2015 - Criticism and interpretation
Portuguese poetry - Criticism and interpretation
Poets ortuguese - Criticism and interpretation
Surrealism (Literature) - Criticism and interpretation
Language and languages
Data do documento: 13-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MERISIO, Priscila Andrea. Matizes surrealistas no poema O Amor em visita, de Herberto Helder. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Neste trabalhou, pesquisou-se a relação entre o poema O Amor em Visita (1958), do poeta português Herberto Helder, e alguns elementos do surrealismo, dentre eles a imagem, o amor erótico e a recriação do sagrado. Houve a breve explanação da relação do poeta com a tecnolírica, ou seja, seus percursos pela poesia experimental e concreta, através de experiências com o computador, em meados da década de 60, e como estes embaralhamentos assemelham-se à técnica surrealista do cadáver esquisito. O hibridismo na sua estruturação da linguagem. Abordou-se, também, definições gerais deste movimento, surgido na França, em 1930 e o breve historial de sua recepção em Portugal.
Abstract: In this paper it was researched the relation between the poem O Amor em Visita (1958) by the Portuguese poet Herberto Helder and some elements of surrealism, among them the image, erotic love and new criation of the sacred. There was a brief explanation of the relation of the poet to the technolyric, that is its routes by the experimental and concrete poetry, through experiments with the computer, in the middle of the 60's, and how these shuffles resemble the surrealistic technique of the Exquisite corpse. The hybridism in his structuring of language. General definitions of this movement, which emerged in France in 1930, and the brief history of its reception in Portugal, were also discussed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4259
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Merisio, Priscila Andrea_2019.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.