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dc.creatorPizzolatto, Cristiane-
dc.date.accessioned2019-04-16T15:33:50Z-
dc.date.available2019-04-16T15:33:50Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationPIZZOLATTO, Cristiane. Educação financeira e sustentabilidade ambiental: uma reflexão em aulas de matemática do ensino médio. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4018-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation was to analyze possible changes in the conception of consumption focused on environmental sustainability presented by high school students when participating in pedagogical practices in Financial Mathematics, aimed at financial and environmental education. Field research was carried out through a pedagogical intervention carried out in two classes of 3rd grade High School students, in a school located in Pato Branco - PR peripheral urban area, in regular Mathematics classes during the first semester of 2018 academic year, with the teacher of the discipline assuming the role of researcher. For the data collection, an individual semi-structured questionnaire was used as the basis for the preparation of pedagogical practices, a focus group conducted before and after classes and a field diary that complemented the conclusion of the results. For the reading of the collected data the Content Analysis technique was used. The results of the research demonstrated that a significant number of students presented, after performing the pedagogical practices, understanding that Mathematics helps to understand the financial world and contributes to the construction of criticality in relation to the consumer society and its moving tricks the market and environmental sustainability, is the target of benefits in the face of such changes thought and maybe their behavior. Critical Mathematics Education, a teaching philosophy that underpinned pedagogical practices, was of fundamental importance in order to develop them in a democratic, critical and emancipatory way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleEducação financeira e sustentabilidade ambiental: uma reflexão em aulas de matemática do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeFinancial education and environmental sustainability: a reflection in mathematics classes of middle schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi analisar possíveis mudanças na concepção de consumo voltadas à sustentabilidade ambiental, apresentadas por alunos do Ensino Médio ao participarem de práticas pedagógicas em Matemática Financeira, dirigidas à educação financeira e ambiental. A pesquisa de campo ocorreu por meio de intervenção pedagógica realizada em duas turmas de 3º ano do Ensino Médio, em um colégio localizado na zona urbana periférica de Pato Branco – PR, em aulas regulares de Matemática durante o primeiro semestre do ano letivo de 2018, com a professora da disciplina assumindo o papel de pesquisadora. Para a coleta de dados, empregou-se questionário semiestruturado individual utilizado como base para a preparação das práticas pedagógicas, grupo focal realizado antes e após as aulas e diário de campo que complementou a conclusão dos resultados. Para a leitura dos dados coletados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que uma quantidade significativa de estudantes apresentou, após a realização das práticas pedagógicas, a compreensão de que a Matemática ajuda a entender o mundo financeiro e contribui para a construção da criticidade em relação à sociedade de consumo e suas artimanhas que movem o mercado, sendo a sustentabilidade ambiental alvo de benefícios diante de tais mudanças de pensamento e quiçá, comportamento. A Educação Matemática Crítica, filosofia de ensino que alicerçou as práticas pedagógicas foi de fundamental importância para desenvolvê-las de forma democrática, crítica e emancipatória.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7373021957481560pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.referee2Piovezana, Leonel-
dc.contributor.referee3Mello, Nilvania Aparecida de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
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