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Título: Desempenho ambiental do campus Curitiba da UTFPR com base no ranking de sustentabilidade em universidades UI GreenMetric
Título(s) alternativo(s): Environmental performance of UTFPR’s Curitiba campus based on the sustainability ranking in universities UI GreenMetric
Autor(es): Lima, Evelin Cristiane de
Orientador(es): Barbosa, Valma Martins
Palavras-chave: Universidades e faculdades públicas
Sustentabilidade - Análise
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Public universities and colleges
Sustainability - Analysis
Environmental education
Sustainable development
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Evelin Cristiane de. Desempenho ambiental do campus Curitiba da UTFPR com base no ranking de sustentabilidade em universidades UI GreenMetric. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Processos Ambientais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A Constituição Brasileira prevê a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a sensibilização sobre as questões ambientais. Aliado a esta premissa, vem a relevância de tornar a Universidade um ambiente sustentável, onde boas práticas são realizadas de forma rotineira. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel considerável na promoção da sustentabilidade, uma vez que seus ensinamentos transpassam conhecimento acadêmico e passam a ser uma referência para a comunidade. Nesses termos, surgiu a expressão Universidade Sustentável e algumas ferramentas desenvolvidas para medir a sustentabilidade das IES. Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho ambiental do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CT) e analisar a sua performance frente aos indicadores ambientais relacionados pela métrica UI GreenMetric. Este índice é internacionalmente conhecido, pelo qual é realizado um ranking das universidades em relação a seis eixos temáticos relacionados à sustentabilidade, por meio de pontuações. Estes eixos são: Infraestrutura e Ambiente, Energia e Mudanças Climáticas, Água, Resíduos, Transporte e Mobilidade e, por fim, Estudo e Pesquisa. Estas categorias buscam identificar as dimensões abrangidas no conceito de sustentabilidade dentro de uma IES. Utilizando-se do Guia Técnico e das planilhas disponibilizadas pelo próprio ranking, iniciou-se as pesquisas necessárias para satisfazer as questões expostas. A coleta de tais dados se deu através de entrevistas, buscas online, acesso a documentos relacionados a gestão, visitas presenciais, levantamento e organização de dados dispostos de forma isolada. De posse das informações coletadas, realizouse a simulação da pontuação obtida para cada uma das 6 categorias e concluiu-se que a UTFPR-CT alcançaria um total de 4.250 pontos (de um total de 10.000), o que significaria uma posição equivalente a 34° dentre as 40 Instituições de Ensino Superior do Brasil inscritas na plataforma. As maiores pontuações foram alcançadas na categoria Transporte com 1.050 de 1800 pontos totalizando 58,3% do total, e o que menos pontuou foi o eixo temático Ambiente e Infraestrutura, atingindo apenas 25% do valor total dedicado ao tópico, especialmente em virtude da ausência do monitoramento de dados, os quais acarretaram a impossibilidade de responder algumas questões. Os resultados demonstram que há muito a ser feito em relação aos parâmetros estudados, porém, com esforço conjunto da instituição e seuscolaboradores, especialmente em relação à disponibilização e organização dos dados, é possível subir na classificação e submeter o Campus Curitiba oficialmente a este ranking internacional de sustentabilidade. Cabe ressaltar, ainda, como benefícios indiretos, que em virtude da busca de uma posição de destaque, novas práticas de gestão voltadas à sustentabilidade poderão ser institucionalizadas em todos os campi da UTFPR, melhorando ainda mais a visibilidade da instituição a nível nacional e internacional.
Abstract: The Brazilian Constitution provides for the promotion of environmental education at all levels of education and awareness of environmental issues. Combining this premise with the relevance of making the University a sustainable environment, where good practices are routinely carried out. Higher Education Institutions (HEIs) play a considerable role in promoting the above, since their teachings transcend academic knowledge and become a reference for the community. In those terms, the expression Sustainable University emerged, and some tools were developed to measure the sustainability of HEIs. This work aimed to make a diagnosis of the environmental fulfillment of the Curitiba campus of UTFPR and analyze its performance against the environmental indicators related by the UI GreenMetric raking. This index is internationally known, in which universities are ranked in relation to six thematic axes, through scores. These categories are: Infrastructure and Environment, Energy and Climate Change, Water, Waste, Transport and Mobility and, finally, Study and Research. These seek to identify the dimensions covered in the concept of sustainability within an HEI. Using the Technical Guide and the spreadsheets made available by the ranking itself, the necessary research was started to satisfy the exposed questions. The collection of such data took place through interviews, online searches, access to documents related to management, face-to-face visits, survey and organization of data arranged in isolation. With the information collected, a simulation of the score obtained for each of the 6 categories was carried out and it was concluded that the UTFPR-CT would reach a total of 4,250 points (out of a total of 10,000), which would mean a position equivalent to 34th among the 40 Higher Education Institutions in Brazil registered on the platform. The highest scores were achieved in the Transport and Mobility categories with 1,050 out of 1,800 points, and the Environment and Infrastructure thematic axis scored the lowest, reaching only 25% of the total value dedicated to the topic, especially due to the lack of monitoring of data, which resulted in the impossibility of answering some questions. The results demonstrate that there is much to be done in relation to the studied parameters, however, with a joint effort by the institution and its collaborators, especially in relation to the availability and organization of data, it is possible to move up in the ranking and officially submit the Curitiba campus to this ranking. International sustainability. It should also be noted, as indirect benefits, that due to the search for a prominent position, new managementpractices focused on sustainability can be institutionalized on all UTFPR campuses, further improving the institution’s visibility at national and international level.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35389
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