Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3501
Título: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento especializado integrando-o aos processos de gestão de uma empresa de abastecimento público de água visando a redução de perdas do produto
Título(s) alternativo(s): Development of a specialized monitoring system integrating it into the management processes of a public water supply company to reduce product losses
Autor(es): Trojan, Flavio
Orientador(es): Marçal, Rui Francisco Martins
Palavras-chave: Abastecimento de água
Água - Desperdício
Controle de processo
Water-supply
Water - Waste
Process control
Data do documento: 14-Jun-2006
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TROJAN, Flavio. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento especializado integrando-o aos processos de gestão de uma empresa de abastecimento público de água visando a redução de perdas do produto. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever a pesquisa, o desenvolvimento e a implantação de um Sistema de Monitoramento Especializado (SME) integrando-o aos processos de gestão, visando manter a qualidade e o fornecimento em sistemas públicos de abastecimento de água no segmento de saneamento básico. Apoiado nos índices de desperdício de produtos demonstra a importância da implantação do SME para analisar e prescrever ações de intervenção de manutenção e embasar as decisões. Ressalta o surgimento de um Gerenciamento Especializado de Manutenção (GEM), decorrente da integração automatizada entre a manutenção e os demais setores das empresas, tais como: o setor de produção, de engenharia e de gestão. A metodologia adotada é demonstrada no estudo dos processos de Automação e Gestão de Manutenção existentes em uma empresa de saneamento básico de uma cidade com 300 mil habitantes e na elaboração e implantação do SME entre os anos 2005 e 2006, nesta empresa. Os resultados obtidos na redução de perdas de água, no apoio às decisões e no gerenciamento da manutenção, se mostram evidentes. Como conclusão, o trabalho aponta o SME como uma oportunidade de melhoria no controle e no gerenciamento da área de manutenção, através do seu sistema especialista que integra, analisa as informações e agiliza as decisões e prescrições de intervenção de forma fundamentada e consistente.
Abstract: This paper has the objective of describing the research, the development and the implementation of a Specialized Monitoring System (SME) integrated to administrative processes, which aims to maintain the water quality and its supply in segments of public basic sanitation systems. Based on levels of product losses, demonstrates the importance of the SME implementation to analyze and prescribe intervention actions in mantenance and orient decisions. It emphasizes the creation of a Specialized Maintenance Management System (GEM), derived from the automated integration between maintenance and the other company departments, such as: the production department, the engineering department and the administrative department. The adopted method is demonstrated in the process studies about Automation and Maintenance Manangement in a basic sanitation company of a city with 300 thousand inhabitants. This method is also demonstrated in the making and the implementation of the SME in this company during 2005/2006. The results obtained in the reduction of water loss, the support in the decision making process and the improving of maintenance management are evident. As conclusion, the paper indicates the SME as an opportunity for improving the control and the management of the maintenance department through its specialized system which integrates and analyses information, reduces the time used in the decision making process as well as prescribes a well-based and consistent way of intervention.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3501
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Trojan, Flavio_2006.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.