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Título: Testagem de um protocolo de ciência cidadã sobre minerais e o uso do jogo Minecraft para contextualização do tema
Título(s) alternativo(s): Testing a citizen science protocol on minerals and the use of the Minecraft game to contextualize the topic
Autor(es): Ribeiro, Roberto dos Santos
Orientador(es): Consolin, Marcilene Ferrari Barriquello
Palavras-chave: Minerais
Recursos naturais
Ciência - Estudo e ensino
Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Minerals
Natural resources
Science - Study and teaching
Educational games
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 2-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: RIBEIRO, Roberto dos Santos. Testagem de um protocolo de ciência cidadã sobre minerais e o uso do jogo Minecraft para contextualização do tema. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.
Resumo: A ciência cidadã pode ser considerada um elo entre sociedade e conhecimento científico, uma vez que busca promover a interação dos cidadãos com a produção de estudos científicos. A proposta deste estudo foi testar, em uma escola da rede pública de ensino com estudantes que tinham uma faixa etária entre 11 a 15 anos, das séries finais do ensino fundamental II e iniciantes do ensino médio, um protocolo intitulado “Coleta e identificação de minerais”, elaborado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE). Para a contextualização do tema foram utilizados os conceitos oriundos do jogo de vídeo-game Minecraft. Esse estudo teve como propósito a promoção da alfabetização científica, e também pretendeu-se fortalecer a interação entre instituições de Ensino Superior e a comunidade escolar, criando um ambiente colaborativo que pudesse favorecer a troca de conhecimentos e a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais através da testagem desse protocolo. O guia utilizado foi claro e acessível, permitindo que os alunos mesmo sem experiência prévia, conseguissem realizar as etapas com facilidade. E com a conclusão desse trabalho permitiu aos alunos uma participação na prática de identificação de minerais o que se mostrou muito satisfatório, o que ficou evidenciado no resultado do mesmo. Através da testagem realizada, fez-se os ajustes necessários ao protocolo para torná-lo mais dinâmico e atrativo.
Abstract: Citizen science can be considered a link between society and scientific knowledge, as it seeks to promote the interaction of citizens with the production of scientific studies. The purpose of this study was to test, in a public school with students aged between 11 and 15 years old, in the final grades of elementary school II and beginners in high school, a protocol entitled “Collection and identification of minerals ”, prepared by the Interinstitutional Program for Citizen Science at School (PICCE). To contextualize the theme, concepts from the video game Minecraft were used. This study aimed to promote scientific literacy, and also intended to strengthen the interaction between Higher Education institutions and the school community, creating a collaborative environment that could favor the exchange of knowledge and awareness of the importance of preserving resources natural resources through testing this protocol. The guide used was clear and accessible, allowing students, even without prior experience, to carry out the steps with ease. And with the completion of this work, it allowed students to participate in the practice of identifying minerals, which proved to be very satisfactory, which was evident in the results. Through the testing carried out, the necessary adjustments were made to the protocol to make it more dynamic and attractive.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34858
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