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Título: Fatores de influência na intenção empreendedora de discentes de engenharia de uma universidade federal do Paraná
Título(s) alternativo(s): Factors influencing the entrepreneurial intention of students at a federal university of Paraná
Autor(es): Miazato, Karina
Orientador(es): Galão, Fabiano Palhares
Palavras-chave: Empreendedorismo
Intenção
Estudantes universitários
Engenheiros - Formação
Universidades e faculdades
Paraná
Entrepreneurship
Intention
College students
Engineers - Formation
Universities and colleges
Paraná (Brazil)
Data do documento: 21-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MIAZATO, Karina. Fatores de influência na intenção empreendedora de discentes de engenharia de uma universidade federal do Paraná. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A pós-modernidade é evidenciada por inovações tecnológicas e profundas transformações estruturais no mercado de trabalho, dessa forma, tem-se o empreendedorismo como uma nova perspectiva profissional e de geração de renda. Devido sua relevância para o desenvolvimento econômico e social, o empreendedorismo tem sido um tema amplamente discutido em especial no contexto das Instituições de Ensino Superior, a considerar seu papel formador e de fomento à inovação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que influenciam a intenção empreendedora de estudantes de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, foram analisadas as variáveis da Teoria do Comportamento Planejado, postulados por Ajzen (1991), definidas por: atitude pessoal, normas subjetivas e comportamento percebido, além de incorporar os constructos acerca do ambiente institucional, e variáveis demográficas. A metodologia desta pesquisa tem caráter descritivo e quantitativo. Para sua realização, utilizou-se como fundamentação o estudo de Liñán e Chen (2009), e Lima et al. (2014) para definir um instrumento de medida psicométrica, e, mensuração da intenção empreendedora. A consulta realizada por meio do questionário resultou em uma amostra de 97 alunos. Os dados foram explorados por meio da estatística descritiva, e regressão múltipla. Os resultados indicam que, para as variáveis demográficas apenas o gênero possui significância estatística, demonstrando que em geral, estudantes do sexo masculino estão mais inclinados a atividade empreendedora. Revelou-se também que atitude pessoal, e controle do comportamento percebido influenciam na intenção empreendedora, sendo a primeira mais correlacionada, evidenciando que uma carreira empreendedora é percebida como favorável pelos estudantes, além destes se considerarem capazes de gerir o próprio negócio mesmo diante das dificuldades. À vista dos resultados, é possível inferir que a Teoria do Comportamento Planejado é um instrumento eficaz para mensurar a intenção empreendedora, particularmente no que se refere a fatores comportamentais, contudo, o ambiente institucional pode ser melhor investigado, uma vez que o fomento e uma formação empreendedora beneficia tanto os alunos quanto à sociedade à e economia.
Abstract: Postmodernity is evidenced by technological innovations and profound structural transformations in the labor market; thus, entrepreneurship emerge as a new professional perspective and a means of income generation. Due to its relevance for economic and social development, entrepreneurship has been a widely discussed topic, especially in the context of Higher Education Institutions, considering their formative role and promotion of innovation. In this regard, this research aims to identify the factors that influence the entrepreneurial intention of engineering students at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). To achieve this, the variables of the Theory of Planned Behavior, proposed by Ajzen (1991), were analyzed. These variables include: personal attitude, subjective norm, and perceived behavioral control, in addition to incorporating constructs related to the institutional environment and demographic variables. The methodology of this research is descriptive and quantitative. The study was based on the work of Liñán and Chen (2009) and Lima et al. (2014) to define a psychometric measurement instrument and measure entrepreneurial intention. The survey conducted through a questionnaire resulted in a sample of 97 students. The data were analyzed using descriptive statistics and multiple regression. The results indicate that, among the demographic variables, only gender has statistical significance, showing that, in general, male students are more inclined toward entrepreneurial activity. It was also revealed that personal attitude and perceived behavioral control influence entrepreneurial intention, with personal attitude being more strongly correlated, indicating that an entrepreneurial career is perceived as favorable by students, who also consider themselves capable of managing their own business despite difficulties. Based on the results, it can be inferred that the Theory of Planned Behavior is an effective for measuring entrepreneurial intention, particularly regarding behavioral factors. However, the institutional environment could be further investigated, as fostering and providing entrepreneurial education benefits both students and society and the economy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34851
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