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Título: Projeto de geometria de suspensão e direção aplicado para Baja SAE
Título(s) alternativo(s): Suspension and steering geometry project applied to Baja SAE
Autor(es): Teloecken, Bernardo Morás
Orientador(es): Gonçalves, Janaína Fracaro de Souza
Palavras-chave: Automóveis - Molas e suspensão
Direção de automóveis
Veículos off-road
Automobiles - Springs and suspension
Automobile driving
Off-road vehicles
Data do documento: 23-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TELOECKEN, Bernardo Morás. Projeto de geometria de suspensão e direção aplicado para Baja SAE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto de suspensão e direção de um protótipo Baja SAE. Tendo como motivação deste trabalho a possibilidade de ser referência para projetos acadêmicos futuros, além disso, contribuir para evolução do desenvolvimento científico e melhora do desempenho dinâmico dos protótipos da equipe Londribaja. Para o desenvolvimento do projeto, inicialmente é realizada a revisão da literatura, a fim de levantar os modelos de suspensão, assim como, estudar as geometrias de suspensão e direção e seus parâmetros, por exemplo, cambagem, caster e kingpin. Posteriormente são avaliados e definidos os modelos de suspensão dianteira e traseira que serão dimensionados. Então, é realizada a modelagem computacional bidimensional e tridimensional seguidas da análise da cinemática dos sistemas de suspensão e direção com o intuito de reduzir e\ou controlar os efeitos indesejados resultando na melhora do comportamento dinâmico do protótipo. Para garantir a confiabilidade do projeto são utilizados modelos e softwares validados pela engenharia. Por fim são analisados os resultados obtidos, deste modo, possível concluir que o objetivo do trabalho foi contemplado. As influências do bumpsteer foram consideravelmente minimizadas, foi alcançado um ganho de cambagem dianteira dentro dos limites aceitáveis. No entanto, na parte traseira, o ganho de cambagem atingiu um valor mais elevado, uma decisão em prol da dinâmica oversteer.
Abstract: This work aims to develop a suspension and steering project for a Baja SAE prototype. The motivation behind this work is the potential to serve as a reference for future academic projects and to contribute to the advancement of scientific development and improvement of the dynamic performance of the Londribaja team's prototypes. For the project development, a literature review is initially conducted to gather suspension models and study suspension and steering geometries and their parameters, such as camber, caster, and kingpin. Subsequently, the front and rear suspension models to be dimensioned are evaluated and defined. Following this, two-dimensional and three-dimensional computational modeling is performed, followed by the analysis of the kinematics of the suspension and steering systems with the aim of reducing and/or controlling undesirable effects, resulting in an improvement in the prototype's dynamic behavior. Validated engineering models and software are employed to ensure the reliability of the project. Finally, the obtained results are analyzed, and it can be concluded that the objective of the work was achieved. The influences of bumpsteer were considerably minimized, achieving a front camber gain within acceptable limits. However, in the rear, the camber gain reached a higher value, a decision made in favor of oversteer dynamics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33369
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