Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33293
Título: Vídeo estudantil e educação ambiental: possibilidades didáticas nos percursos formativos docentes
Título(s) alternativo(s): Student video and environmental education: didactic possibilities in teacher training pathways
Autor(es): Junges, Gisele Keise
Orientador(es): Walker, Maristela Rosso
Palavras-chave: Pesquisa-ação em educação
Educação ambiental
Filmes infantojuvenis
Action research in education
Environmental education
Children’s films
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: JUNGES, Gisele Keise. Vídeo estudantil e educação ambiental: possibilidades didáticas nos percursos formativos docentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Desde a década de 50 existem discussões acerca de questões ambientais e as consequências da destruição da natureza, bem como a necessidade de mudanças de comportamento da sociedade em relação ao meio ambiente. Por consequência, mudanças culturais requerem tempo para que sejam concretizadas, configurando-se em ações de longo prazo. Uma das maneiras mais eficientes que surge como uma possibilidade, na atualidade, é promover a Educação Ambiental (EA), ou seja, educar para criar uma maior consciência1 social, educacional e cultural. Nesta perspectiva, a Educação Infantil (EI) tem um papel fundamental na promoção de ações de prevenção da degradação ambiental e da sustentabilidade enquanto conceito, pois, se, desde os primeiros anos de vida, a criança aprende a lidar conscientemente com o meio ambiente, futuramente, este problema poderá ser minimizado. Grande parte do trabalho com a EI é realizado por professores formados em cursos de Formação de Docentes – Nível Médio. Nesse sentido, se faz necessário, refletir e aprender a trabalhar conscientemente a temática do meio ambiente e implementá-la nos percursos de formação docente. Assim, vislumbramos a projeção de um trabalho de conscientização/sensibilização ambiental e de sustentabilidade por meio de projeto de intervenção pedagógica, com a utilização de curtas e vídeo, como meio de abordar a temática sobre EA, para que este recurso seja melhor explorado pelos professores, na EI. Objetiva-se, assim, nesta pesquisa, avaliar as possibilidades didáticas do uso de curtas e a produção de vídeos estudantis autorais com alunos da Formação de Docentes – Nível Médio e com as professoras responsáveis pela disciplina de Prática de Ensino, do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, no município de Santa Helena – Paraná. Questiona-se: quais as possibilidades didáticas do uso de curtas para abordar temáticas de Educação Ambiental nos percursos formativos docentes? A metodologia proposta é a qualitativa, por meio da pesquisa-ação, como preconiza Thiollent (2011) com a realização do projeto de intervenção pedagógica e utilizando como instrumentos de coleta de dados: as Questões geradoras, os Questionários via Google Forms e, as produções de vídeo estudantil autorais. Como metodologia de análise de dados, utilizamos a Análise de Conteúdo (Bardin, 2006). Foram analisados dados socioeconômicos de 32 participantes da pesquisa, sendo 24 mulheres e 8 homens, com idades de 14 a 47 anos, num período de dois meses. O grau de instrução corresponde a 30 participantes com o Ensino Médio Incompleto e 2 com especialização. Das Questões geradoras o conceito de EA que prevalece é toda Educação relacionada ao meio ambiente que tem o foco da preservação do mesmo, correspondendo a Macrotendência Pragmática. A pesquisa foi composta por duas etapas: o VER e o FAZER. O VER relaciona-se as possibilidades de uso dos curtas na EI. O FAZER é composto pela produção dos vídeos autorais. Das análises realizadas por meio do aplicativo Voyant Tools, emergiram 3 categorias que envolvem o VER e o FAZER: o uso de curtas nos percursos formativos docentes; curtas e EA e Possibilidades didáticas do uso de vídeos para abordar temáticas de EA nos percursos formativos docentes (FAZER). No VER, o uso dos curtas demonstrou que 1Supondo a perspectiva fenomenológica, segundo a qual consciência se caracteriza pela intencionalidade, que é esta “misteriosa e contraditória capacidade humana de distanciar-se das coisas para fazê-las presente,” ou de ser a “presença que tem o poder de presentificar” (Freire apud Fiori, 2010, p. 86). ele deve ser analisado na íntegra para que não dificulte ou direcione para aquilo que não se busca, que há a possibilidade de utilização para trabalhar a EA na EI. No FAZER, os participantes demonstraram a possibilidade de autoria dos vídeos, sobre temáticas relativas à EA; em relação ao processo de aprendizagem, a metodologia de trabalho cumpre de forma primorosa sua função. Os dados levantados poderão contribuir com ações para a melhoria dos processos de trabalho pedagógico, para a elaboração de políticas públicas, de apoio aos professores em relação a formação continuada em EA, e, consequentemente, melhorar a integração entre estudantes, professores e sociedade.
Abstract: Since the 1950s there have been discussions about environmental issues and the consequences of the destruction of nature, as well as the need for changes in society's behavior in relation to the environment. Consequently, cultural changes require time to be implemented, taking the form of long-term actions. One of the most efficient ways that appears as a possibility today is to promote Environmental Education (EE), that is, to educate to create greater social, educational and cultural awareness2. From this perspective, Early Childhood Education (ECE) has a fundamental role in promoting actions to prevent environmental degradation and sustainability as a concept, because, if, from the first years of life, the child learns to deal consciously with the environment, In the future, this problem could be minimized. Much of the work with EI is carried out by teachers trained in Teacher Training courses – Secondary Level. In this sense, it is necessary to reflect and learn to consciously work on the issue of the environment and implement it in teacher training courses. Thus, we envision the projection of environmental and sustainability awareness/raising work through a pedagogical intervention project, using short films and videos, as a means of addressing the topic of EE, so that this resource can be better explored by teachers, at EI. The objective, therefore, in this research, is to evaluate the didactic possibilities of using short films and the production of authorial student videos with students of Teacher Training – Secondary Level and with the teachers responsible for the Teaching Practice discipline, at Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, in the municipality of Santa Helena – Paraná. The question is: what are the didactic possibilities of using short films to address Environmental Education themes in teacher training courses? The proposed methodology is qualitative, through action research, as recommended by Thiollent (2011) with the carrying out of the pedagogical intervention project and using as data collection instruments: the Generating Questions, the Questionnaires via Google Forms and, the productions of copyright student video. As a data analysis methodology, we used Content Analysis (Bardin, 2006). Socioeconomic data from 32 research participants were analyzed, 24 women and 8 men, aged 14 to 47 years, over a period of two months. The level of education corresponds to 30 participants with incomplete high school and 2 with specialization. Of the Generating Questions, the concept of EE that prevails is all Education related to the environment that focuses on preserving it, corresponding to the Pragmatic Macrotrend. The research consisted of two stages: SEEING and DOING. VER relates to the possibilities of using short films in EI. DOING is made up of the production of copyright videos. From the analyzes carried out using the Voyant Tools application, 3 categories emerged that involve SEEING and DOING: the use of short films in teaching training paths; short films and EA and Didactic possibilities of using videos to address EA themes in teacher training paths (DOING). In VER, the use of short films demonstrated that it must be analyzed in full so that it does not hinder or lead to what 2 Supposing the phenomenological perspective, according to which consciousness is characterized by intentionality, which is this “mysterious and contradictory human capacity to distance oneself from things to make them present,” or to be the “presence that has the power to make present” ( Freire apud Fiori, 2010, p. 86). is not sought, that there is the possibility of using it to work on EA in EI. In FAZER, participants demonstrated the possibility of authoring videos, on topics related to EA; In relation to the learning process, the work methodology fulfills its function exquisitely. The data collected may contribute to actions to improve pedagogical work processes, to develop public policies to support teachers in relation to continued training in EA, and, consequently, improve integration between students, teachers and society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33293
Aparece nas coleções:SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
videoestudantileducacaoambiental.pdf9,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons