Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSo, Arthur Riuiti Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-12-15T21:52:38Z-
dc.date.available2023-12-15T21:52:38Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationSO, Arthur Riuiti Pinheiro. Geração procedural de conteúdos em jogos digitais utilizando metaheurísticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33090-
dc.description.abstractIncreasingly, there is the adoption of procedural content generation in the creation process of electronic games, this technique allows game artifacts such as music, scenarios, and art to be created quickly and cheaply, helping or replacing the work of manual creation of content. Parallel to this, search algorithms are great ways to find good solutions to complex problems. Genetic Algorithms and Particle Swarm Optimization are examples of search algorithms that use metaheuristics to optimize the solutions found. In this context, this work implements and analyzes 3 metaheuristic algorithms for generating procedural content within dungeon games, two evolutionary algorithms for creating scenarios and enemies, and an algorithm based on particle swarm optimization to control the enemies inside an electronic game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectProgramação heurísticapt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.subjectHeuristic programmingpt_BR
dc.titleGeração procedural de conteúdos em jogos digitais utilizando metaheurísticaspt_BR
dc.title.alternativeProcedural generation of content in games digital using metaheuristicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCada vez mais existe a adoção da geração procedural de conteúdo no processo de criação dos jogos eletrônicos, essa técnica permite que artefatos de jogos como música, cenários e arte sejam criados de forma rápida e barata, auxiliando ou substituindo o trabalho de criação manual dos conteúdos. Paralelo a isso, algoritmos de busca são ótimas formas de encontrar soluções boas para problemas complexos. Algoritmos Genéticos e Otimização por Enxame de Partículas são exemplos de algoritmos de busca que utilizam metaheurísticas para a otimização das soluções encontradas. Neste contexto, este trabalho implementa e analisa 3 algoritmos de metaheuristica para a geração de conteúdo procedural dentro de jogos de dungeon, dois algoritmos evolutivos para a criação dos cenários e inimigos e um algoritmo baseado na otimização por enxame de partículas para controlar os inimigos dentro de um jogo eletrônico.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco Carlos Monteiro-
dc.contributor.referee1Marcon, Marlon-
dc.contributor.referee2Costa, Lincoln Magalhães-
dc.contributor.referee3Souza, Francisco Carlos Monteiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geracaoproceduraljogosmetaheuristica.pdf8,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons