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dc.creatorTurra, David Cristiano-
dc.creatorFerreira, Jorge Furtado-
dc.date.accessioned2023-12-15T14:57:25Z-
dc.date.available2023-12-15T14:57:25Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationTURRA, David Cristiano; FERREIRA, Jorge Furtado. Implantação de ferramentas da qualidade em uma fábrica de artefatos de concreto localizada no Mato Grosso do Sul. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33081-
dc.description.abstractQuality is crucial for companies, as it is directly linked to customer satisfaction, brand reputation, and the brand's competitive advantage. Every investment in quality leads to cost reductions, increased efficiency, and a culture of continuous improvement. This study aimed to apply quality tools to improve the production process at a concrete artifacts factory. The research was descriptive, and, by the characteristics of the production process and the study site, the following quality tools were used: Ishikawa diagram, which aims to identify problematic causes and their effects, used to gain an understanding of the process and its interconnections, standard operating procedures for carrying out tasks and procedures aimed at standardization. A point-by-point lesson is a simple, visual tool that seeks to ensure knowledge about an operation or equipment—a Pareto diagram, which graphically helps to control errors. The 5s tool, subdivided into five application parts, seeks to organize the work environment. In this work, using the tools presented, the aim was to bring improvements to the company in terms of financial or process gains. Several on-site visits were made to achieve this, and conversations were held with the owner and operators. By applying each tool in its proper place, we achieved process improvements. These include organizational change in the workplace and tools, gaining time for the production process, starting a cultural change in terms of organization, and improving the company's quality control.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.titleImplantação de ferramentas da qualidade em uma fábrica de artefatos de concreto localizada no Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of quality tools in a concrete artifacts factory located in the state of Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA qualidade é crucial para as empresas, pois está diretamente ligada com a satisfação dos clientes, a reputação da marca e a vantagem competitiva da marca. Todo investimento voltado para a qualidade leva em redução de custo e aumento da eficiência e cultura de melhoria contínua. O presente trabalho teve como objetivo aplicar ferramentas da qualidade para melhoria do processo produtivo de uma fábrica de artefatos de concreto. Pesquisa de caráter descritivo e, de acordo com as características do processo produtivo, local de estudo, foi utilizado as seguintes ferramentas da qualidade: Diagrama de Ishikawa, que visa identificação de causas problemáticas e seus efeitos, utilizado para se obter o entendimento do processo e suas interligações, procedimento operacional padrão em execuções de tarefas e procedimentos visando a padronização. Lição ponto a ponto, ferramenta visual e simples que busca garantir o conhecimento sobre uma operação ou equipamento. Diagrama de Pareto, que auxilia graficamente a ter controle sobre erros. Ferramenta 5s, subdividida em cinco partes de aplicação, busca a organização do ambiente de trabalho. Nesse trabalho, com a utilização das ferramentas apresentadas, o objetivo foi trazer melhorias para a empresa, em ganhos financeiros ou de processos. E para isso foram feitas várias visitas in loco, conversas com o proprietário e com os operadores. Aplicando cada ferramenta em seu devido local, obtivemos melhorarias no processo. São elas: mudança organizacional voltada para o local de trabalho e ferramentas, ganho de tempo para o processo produtivo, início de uma mudança cultural voltada para a organização, melhoria do controle de qualidade da empresa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Reginaldo-
dc.contributor.referee1Borges, Reginaldo-
dc.contributor.referee2Kunh, Peterson Diego-
dc.contributor.referee3Pasa, Carine Cristiane Machado Urbim-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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