Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33063
Título: Representações de bruxa na trilogia de filmes Rua do Medo (2021)
Título(s) alternativo(s): The portrayal of witches in the movie trilogy Fear Street (2021)
Autor(es): Rosa, Natalia da
Orientador(es): França, Ana Claudia Camila Veiga de
Palavras-chave: Feitiçaria - História
Filmes de terror
Personagens cinematográficos - Análise
Witchcraft - History
Horror films
Characters and characteristics in motion pictures - Analysis
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSA, Natalia da. Representações de bruxa na trilogia de filmes Rua do Medo (2021). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As representações de bruxa são muito conhecidas no audiovisual, principalmente pelo gênero do cinema de horror. Neste trabalho, partindo de uma análise fílmica da trilogia de horror Rua do Medo, que tem como cenário os anos de 1994, 1978 e 1666, questionam-se os temores de uma sociedade acerca da representação de uma bruxa, tecendo relações com estudos historiográficos e do cinema de horror. Assim, dentre as muitas possibilidades de análise que os filmes de horror e bruxaria apresentam, nesta pesquisa optou-se por focalizar na análise de personagem, a partir da descrição de cenas, captura de imagens e análise da narrativa em torno da personagem Sarah Fier, ao longo dos três filmes. Por resultados, foi possível identificar que a representação de bruxa difundida no cinema ainda é muito estereotipada e relacionada à visão europeia de bruxaria, representando a magia como instrumento de maldade ou de pacto com o diabo.Em Rua do Medo, ao mesmo tempo em que a personagem Sarah Fier é inocentada, apresenta-se um novo culpado praticante de bruxaria, rompendo com alguns estereótipos, mas reforçando outros.
Abstract: The representations of witch are very well known in the audiovisual, mainly by the genre of horror cinema. In this work, starting from a filmic analysis of the horror trilogy Fear Street, which has as its setting the years 1994, 1978 and 1666, the fears of a society about the representation of a witch are questioned, weaving relations with historiographical studies and horror cinema. Thus, among the many possibilities for analysis that the themes of horror film and witchcraft present, in this research it was chosen to focus on character analysis, from scene description, image capture, and analysis of the narrative around the character Sarah Fier, throughout the three films. By results, it was possible to identify that the representation of witch widespread in cinema is still very stereotyped and related to the European view of witchcraft, representing magic as an instrument of evil or pact with the devil. In Street of Fear, at the same time in which the character Sarah Fier is exonerated, a new culprit practitioner of witchcraft is presented, breaking with some stereotypes, but reinforcing others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33063
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoesbruxatrilogiafilmes.pdf63,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons