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Título: Como as emoções e sentimentos influenciam no vestir-se
Título(s) alternativo(s): How emotions and feelings influence dressing
Autor(es): Schueda, Letícia Deon
Orientador(es): Fontana, Isabela Mantovani
Palavras-chave: Vestuário - Aspectos psicológicos
Emoções
Identidade (Psicologia)
Personalidade
Moda - Estilo
Clothing and dress - Psychological aspects
Emotions
Identity (Psychology)
Personality
Fashion design
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHUEDA, Letícia Deon. Como as emoções e sentimentos influenciam no vestir-se. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Empresas do ramo vestuário têm crescido cada vez mais nos últimos anos, acompanhando o interesse dos consumidores. Em contrapartida, 6 a cada 10 jovens dizem não estar satisfeitos com sua saúde mental, e apenas 15% afirmam ter autoconhecimento. Dado que o autoconhecimento é um dos pontos-chave para encontrar um estilo pessoal e expressar conscientemente uma mensagem através do vestuário, existe uma lacuna nesta área e, perante este fato, surge a ideia de uma app que ajude os indivíduos a se tornarem mais conscientes de sua própria existência e, portanto, consumir e utilizar a moda de maneira saudável. Para isso foram apresentados temas da psicologia como emoções, sentimentos, identidade e outros, e também novos conceitos como o da psicologia da moda. O desenvolvimento do trabalho se deu por pesquisas exploratórias e por mais quatro fases, sendo elas: planejamento, análise, síntese e criatividade. Ao fim concluiu-se que não só a forma de vestir pode ser alterada pelas emoções e sentimentos, mas também que as emoções e os sentimentos podem ser alterados pela forma de vestir, chegando ao resultado de um aplicativo conceito que auxilia no processo de autoconhecimento individual através das roupas.
Abstract: Clothing companies have grown more and more in recent years, following the interest of consumers. In contrast, 6 out of 10 young people say they are not satisfied with their mental health, and only 15% claim to be self-aware. Given that self-awareness is one of the key points for finding a personal style and consciously expressing a message through clothing, there is a gap in this area and, faced with this fact, the idea of an application that helps individuals to become more aware of their own existence and, thus, consume and use fashion in a healthy way. For this, psychology themes such as emotions, feelings, identity and others were presented, as well as new concepts such as fashion psychology. The development of the work was carried out by exploratory research and four more phases, namely: planning, analysis, synthesis and creativity. In the end, it was concluded that not only the way of dressing can be changed by emotions and feelings, but also that emotions and feelings can be changed by the way of dressing, reaching the result of a concept application that helps in the process of individual self-knowledge through clothes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33033
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