Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33023
Título: O uso do design thinking como gerador da inovação: um projeto em uma clínica pediátrica
Autor(es): Bastos, Lucas Cardoso
Orientador(es): Barzotto, Luciano da Costa
Palavras-chave: Clínicas médicas
Comunicação nas organizações
Criatividade na tecnologia
Clinics
Communication in organizations
Creative ability in technology
Data do documento: 12-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BASTOS, Lucas Cardoso. O uso do design thinking como gerador da inovação: um projeto em uma clínica pediátrica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, 2023.
Resumo: Com o avanço das tecnologias, as inovações dentro da organização são necessárias para que estas consigam se destacar no mercado, principalmente em razão das mudanças dos interesses dos consumidores. Com a inovação, se contribui para o avanço estrutural de uma organização que já possui, como atributos de valor, a eficácia, efetividade, segurança e qualidade, impulsionando melhorias no desenvolvimento da estratégia e determinando que se enxerguem as oportunidades para as soluções das possíveis contingências. A metodologia do Design Thinking surge nesse contexto de mudanças, onde a inovação e a criatividade se firmam como fatores essenciais para a competitividade. Ela compreende um processo criativo e estratégico, baseado na centralidade humana, que visa entender as reais necessidades dos usuários dentro da organização. Com seu uso pretende-se compreender as reais necessidades dos usuários de uma clínica médica pediátrica na Grande São Paulo e sugerir a criação e implantação e de um aplicativo para o aperfeiçoamento da comunicação, cooperação e suprimento das necessidades dos usuários. Através disto, os resultados obtidos e analisados, com um estudo detalhado, advindo de formulário e questionamento para realmente entender as principais necessidades de todos os usuários da clínica, conseguindo-se obter soluções inovadoras para as melhorias dos problemas investigadas.
Abstract: With the advancement of technologies, innovations within the organization are necessary for them to stand out in the market, mainly due to changes in consumer interests. With innovation, it contributes to the structural advancement of an organization that already has, as value attributes, efficacy, effectiveness, safety and quality, driving improvements in the development of the strategy and determining that opportunities are seen for solutions to possible contingencies. The Design Thinking methodology emerges in this context of changes, where innovation and creativity are established as essential factors for competitiveness. It comprises a creative and strategic process, bases on human centrality, which aims to understand the real needs of users within the organization. With its use, it intended to understand the real needs of users of a pediatric medical clinic in Greater São Paulo and suggest the creation and implementation of an application to improve communication, cooperation and supply of users’ needs. Through this, the results obtained and analyzed, with a detailed study, arising from form and questioning to really understand the main needs of all users of the clinic, achieving innovative solutions for the improvements of the investigated problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33023
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
designthinkingclinicapediatrica.pdf616,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons