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Título: Mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção: sua utilização por recrutadores e recrutados
Título(s) alternativo(s): Social media in recruitment and selection processes: its use by recruiters and recruits
Autor(es): Toczek, Juliana Cristina
Orientador(es): Peinado, Jurandir
Palavras-chave: Pessoal - Recrutamento
Pessoal - Seleção e admissão
Mídia social
Redes sociais on-line - Recrutamento
Análise de conteúdo (Comunicação)
Candidatos a emprego - Comportamento
Employees - Recruiting
Employee selection
Social media
Online social networks - Recruiting
Content analysis (Communication)
Applications for positions - Behavior
Data do documento: 20-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TOCZEK, Juliana Cristina. Mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção: sua utilização por recrutadores e recrutados. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O avanço das tecnologias digitais e sua crescente utilização por toda a sociedade e suas organizações têm provocado várias mudanças nas práticas tradicionais de Recrutamento e Seleção (R&S), com as plataformas de comunicação e mídias sociais sendo adotadas de forma estratégica nas rotinas de R&S. Assim sendo, o presente trabalho buscou verificar como ocorre o uso dessas mídias em processos de R&S e como esse uso é percebido, tanto por parte dos candidatos a vagas de emprego quanto dos recrutadores. O estudo se apresenta em três partes: primeiramente, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com o intuito de averiguar a forma como as mídias sociais vêm sendo incorporadas aos processos de R&S; em seguida, por meio de uma Survey eletrônica – que resultou em 480 respostas de potenciais candidatos –, efetuou-se um levantamento sobre a forma pela qual esse processo é percebido por parte dos candidatos a vagas; a percepção dos recrutadores foi investigada na etapa final e de forma qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais atuantes na área de RH. Os dados quantitativos foram analisados por estatísticas multicritérios. Para os dados qualitativos, utilizou-se a análise de conteúdo. Entre as principais contribuições da pesquisa, é possível destacar que o uso das mídias sociais nos processos de rеcrutаmеnto, bem como a divulgação de vagas e a prática do Cybervetting nas redes sociais, vêm se tornando cada vez mais comuns. Os candidatos mais experientes preferem realizar suas buscas por vagas em redes sociais, enquanto os mais jovens preferem buscá-las em websites de e-Recruitment ou diretamente nos websites das organizações. Além disso, pôde-se observar que os candidatos valorizam atributos das plataformas de e-Recruitment, como o detalhamento dos anúncios, pesquisa de vagas e facilidade de utilização.
Abstract: The advancement of digital technologies and their increasing use throughout society and its organizations has caused several changes in traditional Recruitment and Selection (R&S) practices. Communication platforms and social media have been strategically adopted in R&S routines. Thus, this work sought to raise how the use of social media occurs in R&S processes and how this is perceived by both candidates and recruiters. The study is presented in three parts: first, a systematic review of the literature was carried out to raise the way in which social media have been incorporated into the R&S processes, and then, the way in which candidates perceive this process was raised, through an electronic survey resulting in 480 responses from potential job candidates, finally, the recruiters’ perception was raised qualitatively through semi-structured interviews with ten professionals working in the HR area. Quantitative data were analyzed using multicriteria statistics and for qualitative data analysis, content analysis was used. Among the main contributions of the research, it is possible to highlight that the use of social media in recruitment processes, the dissemination of vacancies and the practice of cybervetting on social networks are becoming increasingly common. Recruiters effectively look for information about potential employees on networks, where the various informative social media are verified. Finally, the advent of social media has altered the traditional format of human relationships that have become virtual most of the time, as if this were their transmitted nature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33018
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