Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32992
Título: Relação do espaço escolar acessível no aprendizado dos alunos com deficiência
Autor(es): Lima, Alessandra Olympio de
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Edifícios escolares
Projeto de acessibilidade
Inclusão escolar
Aprendizagem
School buildings
Barrier-free design
Mainstreaming in education
Learning
Data do documento: 4-Jan-2020
Câmpus: Londrina
Citação: LIMA, Alessandra Olympio de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; GUERRINI, Daniel. Relação do espaço escolar acessível no aprendizado dos alunos com deficiência. Revista Educação, Cultura e Sociedade - RECS, Sinop-MT, v. 10, n. 1, p.202-217, jan./jun.2020. Disponível: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8533. Acesso em: 01 dez. 2023.
Resumo: São necessárias adequações para a escola receber alunos com deficiência, as quais influenciam no processo de apropriação do espaço pelo aluno. O presente artigo é uma revisão bibliográfica que visa analisar a produção a respeito da influência do ambiente construído acessível das escolas no aprendizado de alunos com necessidades especiais. Faz se necessário o estudo da forma que ambientes acessíveis influem e contribuem na aprendizagem do aluno, como o aluno vivencia esse ambiente, para a garantia do seu bem-estar. Objetivando estabelecer a relação entre acessibilidade da escola, comportamento no espaço construído e o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência sob a ótica deautores como Kowaltowski, Pavão, Guidalli entre outros, os trabalhos analisados revelam uma marginalização do aluno com deficiência e que o tema dessa pesquisa é recente, e possui pouco material produzido.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32992
ISSN: 2237-1648
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
espacoescolaracessivelaprendizado.pdf265,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons