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Título: Utilização do fíler de britagem em concretos autoadensáveis visando à redução do consumo de cimento
Título(s) alternativo(s): Use of crushing filer in self-comfortable concrete with aim to reducing cement consumption
Autor(es): Preis, Deivid Willian
Orientador(es): Luz, Caroline Angulski da
Palavras-chave: Concreto
Concreto auto-compactável
Concreto - Aditivos
Misturas (Química)
Revestimentos
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Concrete
Self-consolidating concrete
Concrete - Aditives
Mixtures
Coatings
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 24-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PREIS, Deivid Willian. Utilização do fíler de britagem em concretos autoadensáveis visando à redução do consumo de cimento. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O concreto autoadensável (CAA) tem por característica obter simultaneamente fluidez, coesão e habilidade passante. Para que se obtenha essas propriedades, a dosagem necessita de maior volume de finos na composição da pasta. Nesse cenário, o uso de adições no CAA busca uma melhoria nas características de autoadensabilidade, redução de custos do concreto e o emprego de resíduos que reduzem impactos ambientais proporcionados pela emissão de CO2 na fabricação do cimento. Adições comumente utilizadas no CAA são materiais finos que tem por finalidade garantir as propriedades do CAA. Assim, se torna interessante a utilização de fíleres alternativos de origens mineralógicas, como o de origem basáltica (FB), o qual é gerado nos campos de britagem, implicando em problemas de armazenamento, saúde e poluição ambiental por não possuir utilização em escala gradual. Perante o exposto, o presente trabalho tem como objetivo verificar o controle de segregação do CAA feito com o FB nas proporções de 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%, além de incentivar a redução do consumo de cimento. Os resultados do estado fresco apresentaram desempenho de fluidez, coesão e habilidade passante nas substituições de 5 a 25%. No estado endurecido, conforme o aumento do teor de substituição do cimento por FB observou-se uma redução da resistência à compressão e tração, que foi esperada devido à diminuição do consumo de cimento. No ensaio de absorção foi observado um aumento significativo da porosidade associado à forma lamelar do grão de FB. Por fim, a utilização de FB em substituição de até 25% do cimento mostrou resultados satisfatórios no estado fresco e apresentou resistência superior aos 30 MPa aos 90 dias, evidenciando potencial inovador para o melhoramento da sustentabilidade da construção civil.
Abstract: Self-compacting concrete (SCC) is characterized by simultaneously obtaining fluidity, cohesion and passing ability. To obtain these properties, the dosage requires a greater volume of fines in the paste composition. In this scenario, the use of additions in SCC seeks to improve the self-compacting characteristics, reduce concrete costs and use waste that reduces environmental impacts caused by CO2 emissions in the manufacture of cement. Additions commonly used in CAA are fine materials that aim to guarantee the properties of CAA. Therefore, it becomes interesting to use alternative fillers of mineralogical origins, such as that of basaltic origin (FB), which is generated in crushing fields, resulting in storage, health and environmental pollution problems as it is not used on a gradual scale. In view of the above, the present work aims to verify the segregation control of CAA made with FB in the proportions of 5%, 10%, 15%, 20%, 25% and 30%, in addition to encouraging the reduction of consumption of cement. The fresh state results showed performance of fluidity, cohesion and passing ability in substitutions of 5 to 25%. In the hardened state, as the content of cement replacement by FB increased, a reduction in compressive and tensile strength was observed, which was expected due to the decrease in cement consumption. In the absorption test, a significant increase in porosity associated with the lamellar shape of the FB grain was observed. Finally, the use of FB to replace up to 25% of cement showed satisfactory results in the fresh state and presented resistance greater than 30 MPa at 90 days, demonstrating innovative potential for improving the sustainability of civil construction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32900
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