Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32817
Título: A leitura literária e os booktubers: uma experiência com a WebQuest em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Literary reading and booktubers: an experience with the WebQuest in classroom
Autor(es): Mendonça, Guilherme Primo de
Dutra, Alessandra
Santos, Givan José Ferreira dos
Catelão, Evandro de Melo
Palavras-chave: Internet na educação
Literatura
Ensino
Youtube (Recurso eletrônico)
Internet in education
Literature
Teaching
Data do documento: 25-Jul-2017
Câmpus: Londrina
Citação: MENDONÇA, Guilherme Primo de; DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos; CATELÃO, Evandro de Melo. A leitura literária e os booktubers: uma experiência com a WebQuest em sala de aula. EntreLetras, Araguaína, v.8, n.1, p. 89-100, jan./jun. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3642. Acesso em: 06 nov. 2023.
Resumo: O objetivo desse estudo é relatar uma experiência em sala de aula com a metodologia WebQuest, aplicada para conscientizar os alunos da educação básica de que a literatura é um direito e necessita ser curada, inclusive, com o suporte dos recursos disponíveis na rede virtual. Para tanto, lançamos mão do conceito de WebQuest por Dodge (1999), de curadoria, por Cortella e Dimenstein (2015) e de uma breve discussão sobre as particularidades dos booktubers. Os resultados mostraram a necessária interação entre escola e Internet, assim como as possibilidades infinitas de ensinar e aprendermos por diferentes tipos de letramento.
Abstract: The aim of this study is to report a classroom experience with the WebQuest methodology, applied to awareness the students of basic education of that literature is a right and need to be cured, including with the support of resources on the virtual network. To this end, we launched hand of the concept of WebQuest, by Dodge (1999), of curatorship, by Cortella and Dimenstein (2015) and of a brief discussion on the particularities of booktubers. The results showed the necessary interaction between school and Internet, as well as the possibilities endless to teach and learn by different types of literacies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32817
ISSN: 2179-3948
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituraliterariabooktuberswebquest.pdf141,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons