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Título: O ensino da matemática no âmbito da educação transdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching in the context of transdisciplinary education
Autor(es): Carrijo, Danilo Irineu de Sousa
Orientador(es): Stremel, Silvana
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Complexidade (Filosofia)
Matemática - Estudo e ensino
Teoria do conhecimento
Interdisciplinary approach in education
Complexity (Philosophy)
Mathematics - Study and teaching
Knowledge, Theory of
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARRIJO, Danilo Irineu de Sousa. O ensino da matemática no âmbito da educação transdisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar as condições necessárias ao ensino da Matemática no âmbito da educação transdisciplinar. Os objetivos específicos foram: (a) descrever os fenômenos da organização disciplinar do conhecimento, da hiperdisciplinarização e da complexidade, bem como as correlações deles decorrentes; (b) analisar os princípios e o ideário da transdisciplinaridade e (c) examinar a compatibilidade do ensino da Matemática à educação transdisciplinar. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica em fontes divididas em dois grupos: textos fundamentais e textos incrementais. Os textos fundamentais consistiram em obras representativas de autores e pensadores que pioneiramente se ocuparam de estudar e descrever os fenômenos que permeiam a nossa pesquisa – Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Ubiratan D’Ambrosio e Pierre Weil –, selecionados por critério de notoriedade. Os textos incrementais, selecionados por critério de relevância para a pesquisa, desdobram ou ampliam o conhecimento, descrevem fenômenos decorrentes e buscam soluções para novos problemas. A título propedêutico, examinamos como a humanidade tem adquirido o conhecimento ao longo da história, da fase pré-disciplinar (Idade do Ouro) até o atual momento de crise epistemológica, caracterizada pela hiperdisciplinaridade e pela hegemonia do pensamento simplificador, que têm impedido a humanidade de enfrentar os problemas, cada vez mais transversais, multidimensionais e transnacionais, que põem em risco a existência humana. Nesse caminho, visitamos os fenômenos da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade e constatamos a necessidade de desenvolver o paradigma de pensamento complexo, o único com aptidão para compreender o mundo fenomênico. Para tanto, vislumbramos a transdisciplinaridade como elemento central desse novo paradigma de pensamento. Caracterizamos a transdisciplinaridade como uma nova visão de mundo que se encontra entre as disciplinas, através das disciplinas e além de qualquer disciplina. Tratamos da educação transdisciplinar à luz dos Sete Saberes necessários à educação do futuro, formulados por Edgar Morin. Ao final, concebemos três condições necessárias para o ensino transdisciplinar da Matemática: (1ª) levar a Matemática das ruas para a escola; (2ª) afastar da sala de aula o rigor matemático excessivo e (3ª) promover a abertura da Matemática aos fenômenos que a atravessam e a ultrapassam.
Abstract: The general objectives of this scientific work was to investigate the necessary conditions for mathematics teaching in the context of transdisciplinary education. The specific objectives were: (a) to describe the of the knowledge disciplinary organization phenomena, hyperdisciplinarization and complexity, as well as the resulting correlations; (b) to analyze the transdisciplinarity principles and (c) to examine the compatibility of mathematics teaching with transdisciplinary education.The methodology consisted of bibliographical research in sources of two groups: fundamental texts and incremental texts. The fundamental texts are by authors and thinkers who originally studied our research topic – Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Ubiratan D’Ambrosio e Pierre Weil –, selected by notoriety. Incremental texts were selected by relevance to the search. They deploy or extend knowledge, describe consequential phenomena, and seek solutions to new problems. Preliminarily, we examined how humanity has developed the knowledge throughout history, from the pre-disciplinary phase to the current moment of epistemological crisis. The crisis is characterized by hyperdisciplinarity and the simplifying thinking hegemony, which have prevented humanity from facing the transversal, multidimensional and transnational problems that endanger human existence. In this way, we studied the multidisciplinarity and the transdisciplinarity phenomena and we considered it necessary to develop the complex thinking, becouse it is the only one capable of understanding the world phenomena. Therefore, we considered transdisciplinarity as a central point of this new thought paradigm. We described the transdisciplinarity as a new vision of the world that is found between disciplines, though disciplines and beyond any discipline. We described transdisciplinary education based on Morin’s Seven Knowledges. Finally, we presented three necessary conditions for mathematics teaching in the context of transdisciplinary education: (1st) to take the street math to school; (2nd) to remove mathematical rigor from the classroom; (3rd) to link math to the phenomena that cross and surpass it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32806
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