Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32577
Título: Estudo da viabilidade da substituição do asfalto convencional elaborado com CAP 50/70 por asfalto borracha em vias urbanas de Campo Mourão - PR
Autor(es): Pereira, Aline Viana
Orientador(es): Oliveira, Fabiana Goia Rosa de
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Pavimentos flexíveis
Tráfego urbano
Borracha - Produtos
Pavements, Asphalt
Pavements, Flexible
City traffic
Rubber goods
Data do documento: 3-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PEREIRA, Aline Viana. Estudo da viabilidade da substituição do asfalto convencional elaborado com CAP 50/70 por asfalto borracha em vias urbanas de Campo Mourão - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo de caso que compara os ensaios laboratoriais, usinagem, aplicação na pista, preço do CAP, teor do ligante e custo para a produção do CBUQ que foram realizados com o asfalto borracha em relação ao o asfalto convencional, avaliando a viabilidade técnica e econômica da substituição do asfalto produzido com o CAP 50/70 pela mistura asfáltica elaborada com borracha nas vias urbanas da cidade de Campo Mourão – PR. Esta pesquisa busca contribuir para uma melhor compreensão do uso da borracha, que advém de resíduos de pneus velhos, como insumo de pavimentação para a engenharia civil. Sendo de suma importância o investimento em uma mistura asfáltica mais resistente, com maior durabilidade e tecnológica para aumentar a vida útil nas vias urbanas e ainda realizar uma destinação correta ambientalmente para os pneus inservíveis. O asfalto borracha traz resultados de maior resistência ao desgaste, obtendo um melhor desempenho técnico em relação ao asfalto convencional. Apesar de ser mais caro que o convencional, atualmente no estado do Paraná de acordo com o decreto Nº 7871 (2017) não se cobra o ICMS sobre o ligante, o que proporciona valores mais equiparados das misturas e deste modo a substituição se torna ainda mais viável.
Abstract: This paper presents a comparative case study of the laboratorial tests, machining, road application, CAP's price, asphalt binder content, CBUQ's production costs, made between the rubber-asphalt against the conventional asphalt, checking the tecnhical and economic substituion's viability of the asphalt produced with the CAP 50/70 by the asphaltic mixture made with rubber, into the urban roadways Campo Mourão. This research aims to contribute for a better comprehension of the use of rubber (deriving from old tires) as a pavimentation input for civil engineering. So, it's very important the investment in a more resistant asphaltic mixture, with higher durability and with technology enough to increase the lifecycle of the urban tracks, and also give a correct destination of unserviceable tires. The rubber asphalt brings higher attrit resistance results, with better technical perfomance in comparision with the conventional asphalt. Despite the higher prices against the conventional, in the state of Paraná, acoording to the Decree n° 7871 (2017), the asphalt binder it's not taxed by the ICMS, which insures more accessible values of the mixtures, and in this case, it turns the substituion still more viable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32577
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viabilidadesubstituicaoasfaltoborracha.pdf14,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.