Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32394
Título: Integração de dados para apoio à tomada de decisão no contexto da auto-avaliação de programas de pós-graduação
Título(s) alternativo(s): Data integration to support decision making in self-evaluation of postgraduate programs
Autor(es): Santos, Luam Leiverton Pereira dos
Orientador(es): Teixeira, Marcelo
Palavras-chave: Integração de dados (Computação)
Análise de séries temporais
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Data integration (Computing)
Time-series analysis
Education - Study and teaching (Graduate)
Data do documento: 20-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTOS, Luam Leiverton Pereira dos. Integração de dados para apoio à tomada de decisão no contexto da auto-avaliação de programas de pós-graduação. 2022. Monografia (Especialização em Ciência de Dados) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.
Resumo: Uma das etapas mais importantes e críticas do processo educacional em Cursos de Pós Graduação em Instituições Federais de Ensino Superior se refere à Avaliação dos Programas. Nesta etapa, os resultados obtidos são confrontados com indicadores baseados nos objetivos e metas de desenvolvimento estratégico educacional, tornando possível a verificação de qualidade dos cursos e a necessidade de implementação de ações para correção de rumos ou consolidação das práticas já aplicadas visando a melhoria contínua dos cursos deste segmento. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estabelecer um modelo de integração de dados com especificação e implementação de um sistema de autoavaliação para cursos de Pós Graduação. O Sistema resultante é modularizado em cinco componentes que agregam funcionalidades que ambicionam auxiliar à tomada de decisão reunindo dados de múltiplas fontes e minimizando esforço e custo, além de viabilizar o registro de informação temporal com definição e obtenção automática de indicadores relevantes para controle e monitoramento da qualidade dos cursos.
Abstract: One of the most importants and critical stages of the educational process in PostGraduate Courses in Federal Education Institutions refers to the Program’s Evaluation. In this stage, the obtained results are confronted with indicators based on objectives and goals of strategic educational development, making possible to verify the courses quality and the action’s implementation necessity to correct directions or consolidate already applied pratices, seeking the countinuous courses improvement in this segment. In this context, this work aims to establish a data integration model with specification and implementation of a Self Assessment System for Postgraduate Courses. The resulting system is modularized into five components that add functionality that aim to support decision making by gathering data from multiple sources and minimizing effort and cost, in addition to enabling the recording of temporal informations with definition and obtaining automatic creation of relevant indicators to control and monitor the courses quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32394
Aparece nas coleções:DV - Ciência de Dados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integracaodadosprogramasposgraduacao.pdf909,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons