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Título: Sustentabilidade e escola: relações entre unidades de conservação e o ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Sustainability and school: relations between conservation units and sciences and biology teaching
Autor(es): Rosa, Marina Comerlatto da
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Ambiente escolar
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
Áreas protegidas
Áreas de conservação de recursos naturais
Livros didáticos
School environment
Science - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Sustainability
Environmental education
Protected areas
Natural resources conservation areas
Textbooks
Data do documento: 15-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSA, Marina Comerlatto da. Sustentabilidade e escola: relações entre unidades de conservação e o ensino de ciências e biologia . 2023. Tese (Doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Pesquisa sobre o diálogo entre as Unidades de Conservação (Ucs) com o ensino de Ciências e Biologia, fortalecendo o papel de agente formador da escola para sociedades sustentáveis. Objetiva-se analisar as relações entre sustentabilidade, Unidades de Conservação (UC) e escola, a partir do ensino das disciplinas de Ciências e Biologia, considerando a interação humana em ambientes naturais e a escola como agente formador de sociedades sustentáveis. Como objetivos específicos propõe-se: a) identificar as práticas sustentáveis que ocorrem em escolas públicas, principalmente as incentivadas e promovidas pelos/as professores/as de Ciências e Biologia a partir dos conteúdos das disciplinas; b) sistematizar a compreensão de professores/as e gestor/a da UC em relação ao conceito de sustentabilidade; c) analisar como o tema sustentabilidade é abordado em livros didáticos (LD) utilizados em escolas e colégios estaduais do município de Matinhos; d) identificar as contribuições das Ucs diante do ensino de Ciências e Biologia; e) discutir as interações humanas com ambientes naturais enquanto um meio de aprendizagem para a sustentabilidade. Para coleta de dados empregam-se as técnicas de questionários e entrevistas semiestruturadas, ambas aplicadas aos/as professores/as das escolas públicas estaduais do município de Matinhos-PR e ao/a gestor/a da UC Parque Estadual do Rio da Onça, e a análise documental nos LD de Ciências e Biologia. Para análise e interpretação dos dados utiliza-se da Análise Textual Discursiva, com a elaboração de categorias oriundas do campo empírico. Constata-se como principais resultados da pesquisa que as práticas e/ou atividades sustentáveis que ocorrem nas escolas são, na grande maioria das vezes, numa concepção pragmática, visando uma Educação Ambiental hegemônica, baseada em um olhar que desvincula os problemas ambientais do modo de produção capitalista. Tanto para os/as entrevistados/as como para os LD, que são insuficientes no debate a respeito da temática sustentabilidade, ocorre a prevalência dos conceitos convencionais. Logo, necessita-se de uma reflexão mais abrangente a respeito da sustentabilidade, ultrapassando o olhar reducionista do conceito. As aulas em Ucs proporcionam experiências variadas, além de aproximar os/as alunos/as da realidade, principalmente se a UC visitada está próxima à escola. Constata-se a valorização da realização de saídas de estudo em campo em diferentes ambientes naturais. Contudo, acredita-se que se o ambiente natural, for próximo a escola, mais aulas em campo ocorrerão e maior será a interação humana com esses ambientes. A partir disso, enuncia-se a tese produzida, ou seja, as áreas protegidas, em específico as Ucs, são ambientes propícios para o ensino de Ciências e Biologia, reconhecendo a escola como agente formador de sociedades sustentáveis. Ressalta-se a importância da promoção da tríade escola, UC e comunidade, uma vez que é por meio dela que é possível estreitar a relação ser humano e natureza, além de investimentos na contratação, por concurso público, de profissionais voltados a Educação Ambiental para as Ucs, bem como professores/as de Ciência e Biologia, juntamente com o investimento nas estruturas físicas das escolas públicas investigadas, essas que prezem por construções com um olhar sustentável e que ponderem as diferentes dimensões da sustentabilidade.
Abstract: This is a study on the dialogue between Conservation Units (in Brazil, Ucs – Unidades de Conservação) with sciences and biology teaching strengthening the school education role regarding sustainable societies. We aimed to analyze the relation between sustainability, Conservation Units (UC), and schools, focusing on the content of the sciences and biology subjects. The specific objectives included: a) to identify sustainable practices occurring in public schools, mainly those promoted by sciences and biology teachers and based on the content of these school subjects; b) to systematize teachers’ and the UC manager’s understanding of the sustainability concept; c) to analyze how the theme sustainability is approached in textbooks (in Brazil, LD – livro didático) used in state schools in the municipality of Matinhos; d) to identify the Ucs contribution to sciences and biology teaching; and e) to discuss human interactions with natural environments as a learning space toward sustainability. Data was collected using questionnaires and semi-structured interviews, both applied to teachers who worked in state public schools in the municipality of Matinhos/PR and the manager of the UC called Parque Estadual do Rio da Onça, and document analysis in sciences and biology LD. The Discursive Text Analysis was employed in the data analysis and interpretation, with elaboration of categories originated in the empirical field. Our main results revealed that sustainable practices and/or activities occurring in schools most of the time follow a pragmatic conception, aiming at a hegemonic environmental education based on a view that does not link environmental problems to the capitalist mode of production. Regarding both the interviewees and the LD and considering that the latter are insufficient in the debate about sustainability, we observed the prevalence of conventional concepts. Therefore, broader reflection upon sustainability is required, one that goes beyond the reductionist view of the concept. Lessons given in Ucs provide students with varied experiences, in addition to putting them in contact with the real environment, mainly when the UC is located near the school. We also observed some appreciation of the outings for field studies in different natural environments. However, we believe that if the natural environment is close to the school, more field classes might occur and the students’ interaction with these environments will be enriched. Taking that into consideration, we restate our thesis, that is, protected areas, mainly Ucs, are suitable environments for sciences and biology teaching in a perspective of the school as an education agent for sustainable societies. We also emphasize the importance of promoting the school, UC, and community triad since it enables the strengthening of the human/ nature relationship. Another aspect to be considered is the investment in hiring, via public test, qualified professionals to work with environmental education within Ucs and sciences and biology teachers. Investment in the physical structure of the public schools investigated is also required. This must be the type of structure built in a sustainable perspective and considering the different dimensions of sustainability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32327
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