Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32154
Título: Obstacle criticality evaluation in multi­vehicle scenario
Título(s) alternativo(s): Avaliação da criticalidade de obstáculos em cenário com múltiplos veículos
Autor(es): Griebeler, Marcelo Ricardo
Orientador(es): Deus, Hilbeth Parente Azikri de
Palavras-chave: Acidentes de trânsito - Detecção
Lesões por colisão - Prevenção
Sistemas de segurança
Segurança no trânsito
Simulação (Computadores)
Traffic accidents - Detection
Crash injuries - Prevention
Security systems
Traffic safety
Computer simulation
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GRIEBELER, Marcelo Ricardo. Obstacle criticality evaluation in multi­vehicle scenario. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Grande progresso foi feito para reduzir a severidade e frequência de acidentes de trânsito nas últimas décadas. Entretanto, eles ainda são um grande causador de mortes mundialmente. Sistemas avançados de assistência de direção mostram grande potencial no sentido de possibilitar a diminuição no número e gravidade de acidentes de trânsito. Sistemas de segurança ativos receberam muita atenção em anos recentes. Sistemas de segurança passivos, por outro lado, receberam menos foco. A ativação de sistemas de segurança passivos antes do instante da colisão é uma estratégia promissora para a redução de lesões devidas a colisões de trânsito. Para que isso seja possível, dados de sensores precisam ser processados para detectar uma colisão antes que ela aconteça. Nesse contexto, o presente trabalho é focado no desenvolvimento de uma métrica de criticalidade para a classificação de obstáculos no entorno do veículo considerando o perigo que eles representam. Uma métrica que usa a distância e a velocidade radial do obstáculo é selecionada baseada em trabalhos anteriores referentes a problemas similares. Ela é então adaptada para melhor se adequar à aplicação desejada. A métrica resultante é chamada de “tempo de aproximação” e é discutida em detalhes no trabalho.
Abstract: Great progress has been done to reduce the severity and frequency of road traffic accidents in the last decades. However, they are still a major cause of casualties worldwide. Advanced driving assistance systems show great potential in further decreasing the number and gravity of traffic accidents. Active safety systems have received a lot of attention in recent years. Passive safety systems, on the other side, have received less focus. The activation of passive safety systems before the crash instant is a promising strategy for the reduction of injuries due to traffic collisions. For this to be possible, sensor data needs to be processed as to detect a crash before it happens. In this context, the present work focusses on the development of a criticality measure for the classification of obstacles in the surroundings of the vehicle regarding the danger they represent. A measure that uses the obstacle’s distance and radial velocity is selected based on previous works regarding similar problems. It is then adapted to better suit the intended application. The resultant measure is called “approach time” and it is discussed in detail in the work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32154
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
obstaclecriticallyevaluation.pdf
  Disponível a partir de 2027-12-28
1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons