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Título: Análise do escoamento laminar de uma via no município de Campo Mourão – Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of the laminar runoff of a road in the municipality of Campo Mourão – Paraná
Autor(es): Santos, Rafael Carvalho dos
Orientador(es): Souza, Paula Cristina de
Palavras-chave: Pavimentos
Escoamento urbano
Drenagem
Pavements
Urban runoff
Drainage
Data do documento: 6-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SANTOS, Rafael Carvalho dos. Análise do escoamento laminar de uma via no município de Campo Mourão – Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: Considerando o aumento da taxa populacional das áreas urbanas a partir da metade do século XX, pode-se observar que em varias cidades houve um crescimento desordenado e mal planejados, ocasionando um aumento de impactos no meio urbano como, enchentes, inundações, enxurradas e resultante a contaminação de rios. Diante desta problemática, torna-se necessário diminuir o volume de águas pluviais escoadas para os sistemas de drenagem, aumentando a permeabilidade do solo por meio de implementação de soluções sustentáveis que drenam e armazenem a água precipitada, reduzindo, assim a vazão de pico. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo avaliar o projeto de drenagem de uma via na cidade de Campo Mourão, Paraná, comparando o escoamento laminar com pavimento sustentável. Para tanto, foram analisadas quatro condições de pavimentação, identificando as diferenças de vazão escoada em cada caso, utilizando os coeficientes de Runoff aplicado em uma área de estudo de 3.517,41m², para comparar os índices de escoamento. A Situação 3 obteve o melhor resultado, pois a mesma apresentou um escoamento de 34,42%, sendo assim infiltrando 65,58%. Esta infiltração da água no solo apresenta diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade como um todo, primeiramente, ela ajuda a manter o equilíbrio do ciclo hidrológico, contribui para a redução do risco de enchentes e alagamentos, uma vez que a água é absorvida pelo solo e não se acumula nas superfícies urbanas.
Abstract: Considering the increase in the population rate of urban areas since the mid-twentieth century, it can be observed that in several cities there has been disorderly and poorly planned growth, resulting in an increase in impacts on the urban environment such as floods, inundations, and resulting river contamination. In view of this problem, it becomes necessary to reduce the volume of rainwater drained into drainage systems by increasing soil permeability through the implementation of sustainable solutions that drain and store precipitation, thus reducing peak flow. Therefore, the present work aims to evaluate the drainage project of a road in the city of Campo Mourão, Paraná, comparing laminar flow with sustainable pavement. To this end, four pavement conditions were analyzed, identifying the differences in flow in each case, using Runoff coefficients applied in a study area of 3,517.41 square meters to compare the runoff rates. Situation 3 obtained the best result, as it showed a flow of 34.42%, thus infiltrating 65.58%. This infiltration of water into the soil has several benefits for the environment and society as a whole. Firstly, it helps to maintain the balance of the hydrological cycle, contributing to the reduction of the risk of floods and inundations, as the water is absorbed by the soil and does not accumulate on urban surfaces.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31955
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