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Título: Letramento jurídico para mulheres privadas de liberdade
Título(s) alternativo(s): Legal literacy for women deprived of liberty
Autor(es): Presser, Rosalina Neves
Santos, Givan José Ferreira dos
Dutra, Alessandra
Souza, Florentina Neves
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Direito - Documentos
Letramento
Prisioneiras
Reading comprehension
Law - Records
Literacy
Women prisoners
Data do documento: 2023
Câmpus: Londrina
Citação: PRESSER, Rosalina Neves; SANTOS, Givan José Ferreira dos; DUTRA, Alessandra; SOUZA, Florentina Neves. Letramento jurídico para mulheres privadas de liberdade. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 18, n. 1, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/e023tl4003. Acesso em: 26 jun. 2023.
Resumo: Este artigo discorre sobre a compreensão leitora de gêneros textuais jurídicos por mulheres presas. O objetivo do estudo é relatar e discutir o processo de elaboração e aplicação de um produto educacional, junto a oito mulheres detidas na Cadeia Pública Feminina de Londrina, Paraná. Com base em teóricos como Marcuschi (2002), Soares (2012) e Santos (2013), elaborou-se e utilizou-se um material didático com foco na construção de sentidos de traços essenciais de cinco gêneros jurídicos. A pesquisa-ação foi efetuada em cinco encontros, um por semana. Os resultados revelaram a compreensão delas sobre o conceito de gênero textual e sua relação com domínio discursivo. Apresentaram desempenho na leitura reflexiva e reconheceram elementos relevantes de gêneros jurídicos do seu interesse imediato.
Abstract: This article discusses reading comprehension of legal textual genres by female inmates. This study aims to report and discuss the elaboration and application of an educational product to eight women detained in the Women's Public Prison of Londrina, Paraná. Based on theorists such as Marcuschi (2002), Soares (2012), and Santos (2013), it has been elaborated and used didactic material aiming at the construction of meanings of essential traits of five legal genres. The action research was carried out in five meetings, one per week. The results revealed their understanding of the concept of textual genre and its relationship with the discursive domain. They showed performance in reflective reading and recognized relevant elements of legal genres of immediate interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31617
ISSN: 1809-7286
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