Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31579
Título: Aplicação de uma abordagem participativa em um repositório educacional aberto para o ensino do português brasileiro para migrantes
Título(s) alternativo(s): Application of a participatory approach in an open educational repository for the teaching of brazilian portuguese to migrants
Autor(es): Jorge, João Pedro Gonçalves Barreiro Passos
Farago, Renata Samira
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Projeto de sistema centrado no usuário
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Imigrantes - Conhecimentos e aprendizagem
Recursos educacionais abertos
User-centered system design
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers
Immigrants - Knowledge and learning
Open educational resources
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JORGE, João Pedro Gonçalves Barreiro Passos; FARAGO, Renata Samira. Aplicação de uma abordagem participativa em um repositório educacional aberto para o ensino do português brasileiro para migrantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O ensino do Português Brasileiro para migrantes é atualmente oferecido de maneira gratuita por universidades públicas e privadas a partir de programas de extensão tais quais o Programa de Português para Falantes de outras Línguas (PFOL) e o Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), tendo por intuito a inserção desta população na sociedade brasileira usando conceitos como Língua como ação no mundo. Este trabalho propõe a adaptação da técnica Future Workshop, proveniente da abordagem Design Participativo, na disponibilização dos recursos educacionais utilizados pelos programas PFOL e PBMIH para o meio digital. Como resultado, a partir da aplicação do Future Workshop adaptado, este trabalho de conclusão de curso propõe um modelo de aplicação dessa técnica de maneira remota e parcialmente assíncrona, que melhor se adeque ao contexto vivido pelas pessoas participantes, contribuindo positivamente para sua experiência de ensino e inclusão social.
Abstract: The teaching of Brazilian Portuguese to migrants is currently offered at no cost by public and private universities through extension programs such as the Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) and Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), aiming at the insertion of this population in Brazilian society by using concepts such as Language as action in the world. This work proposes the adaptation of the Future Workshop technique, from the Participatory Design approach, in the process of making educational resources used by the PFOL and PBMIH programs available in the digital environment. As a result, based on the application of the adapted Future Workshop, this course completion work proposes a model for applying this technique remotely and partially asynchronously, which best suits the context experienced by the participants, contributing positively to their learning experience and social inclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31579
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abordagemparticipativarepositoriomigrantes.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons