Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31563
Título: A psicologia histórico-cultural de Lev Vygotsky e etnomatemática de Ubiratan D’ambrósio: possíveis diálogos
Título(s) alternativo(s): The historical-cultural psychology Of Lev Vygotsky and ethnomathematics Of Ubiratan D'ambrósio: possible dialogues
Autor(es): Santos, Camila Tabata Locatelli Deike dos
Orientador(es): Freitas, Cezar Ricardo de
Palavras-chave: Cultura
Psicologia social
Etnomatemática
Culture
Social psychology
Ethnomathematics
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SANTOS, Camila Tabata Locatelli Deike dos. A psicologia histórico-cultural de Lev Vygotsky e etnomatemática de Ubiratan D’ambrósio: possíveis diálogos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva uma pesquisa bibliográfica que parte por duas vertentes, a primeira se refere ao pensamento e a cultura e a segunda abrange a Etnomatemática, com a finalidade de interligarmos as duas ao final, para mostrar onde ambas se encontram e onde se afastam. Para isso elencamos alguns conceitos que consideramos importantes e os expandimos ao longo da escrita, nas duas perspectivas trabalhadas, contamos com auxílio de diversos artigos que abordavam-os e assim conseguimos enriquecer nossa pesquisa. Apresentar sobre a cultura, desenvolvimento, pensamento, linguagem e funções psicológicas do homem é de grande valia, esses temas acabam ficando excluídos quando se trata da educação, ainda mais na educação matemática. A Etnomatemática vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos, e nossa busca é disseminar esse conhecimento entre mais professores, para que possam entender que a prática e a cultura estão ligadas e assim passar aos alunos, da melhor maneira possível, o conhecimento.
Abstract: This work aims at a bibliographical research that starts from two aspects, the first refers to thought and culture and the second covers Ethnomathematics, with the purpose of interconnecting the two at the end, to show where both meet and where they move away. For this, we list some concepts that we consider important and expand them throughout the writing, in the two perspectives worked, we have the help of several articles that addressed them and thus we were able to enrich our research. Presenting about the culture, development, thought, language and psychological functions of man is of great value, these topics end up being excluded when it comes to education, even more in mathematics education. Ethnomathematics has gained a lot of prominence in recent times, and our quest is to disseminate this knowledge among more teachers, so that they can understand that practice and culture are linked and thus pass that knowledge on to students in the best possible way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31563
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
psicologiahistoricoculturaletnomatematica.pdf250,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons